Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

INSS: Antecipação do 13º salário em duas parcelas confirmada; veja

O pagamento das parcelas do 13º salário para os beneficiários, que incluem aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, foi confirmado. De acordo com o decreto publicado pelo Governo, o órgão vai antecipar o pagamento do 13° previdenciário, concedido anualmente a quem recebe aposentadorias, pensões por morte ou auxílios diversos. A medida já está em vigor para este ano de 2021.

Em 2020, as parcelas foram adiantadas por conta dos efeitos econômicos causados pela pandemia do coronavírus. Os pagamentos foram realizados no primeiro semestre do ano passado.

O novo decreto tem o objetivo de estender essa nova opção para outros anos, sem que haja a necessidade do Governo Federal anunciar o adiantamento.

13º salário foi pago no 1º semestre de 2020

As parcelas do 13º salário do INSS já foram pagas este ano, entre o final de abril e início de junho, por conta da pandemia da Covid-19. As parcelas, conforme o calendário oficial do INSS, deveriam ser pagas no final do ano, embora fosse comum que a primeira parte fosse antecipada para o mês de agosto.

O Senado agora vai analisar a possibilidade de criar um 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS, com o objetivo de beneficiar os cidadãos que já sacaram o 13º, e ainda encontram dificuldades financeiras por causa a pandemia.

14º Salário

O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu urgência na aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.657/2020 que prevê a criação do 14º salário emergencial. De acordo com o texto, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia do novo coronavírus.

A proposta, apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), recebeu voto favorável de Paim, relator do projeto na Comissão. Segundo o senador, aproximadamente 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, e que em torno de 80% desse grupo recebe apenas um salário mínimo por mês.

“A pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas,” disse Paim.

“O 14º salário, além de socorrer os aposentados, os que estão no grupo de risco, também irá servir como injeção de recursos na economia. Dentre os municípios brasileiros, 64% dependem da renda dos beneficiários do INSS. O 14º salário vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios, gerando emprego e renda, gerando imposto, melhorando a qualidade de vida, movimentando a economia local e fortalecendo a vida de todos. Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país”, confirmou o senador.

A proposta teve origem por meio da Ideia Legislativa n° 127.741. O autor da iniciativa é o advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo. O projeto sugere a implementação do 14° salário como uma gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro deste ano.

A proposta, que já alcançou mais de 60 mil assinaturas, foi encaminhada a comissão da CDH do Senado, deve ser apreciada pelos senadores ainda nesta semana.

Se aprovado, e transformada em Projeto de Lei ou PEC, a proposta é colocada para votação no plenário. Se os senadores aprovarem, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados para também ser apreciada pelos deputados por maioria simples.

25 Comentários
  1. Margaret Vieira marinho Diz

    O aposentado e o que mais sofre com esse discado desse governo que não tem noção em nada vergonha

  2. Araci Batista Sales Diz

    Estou fazendo tratamento em outro estado agora em abril éra pra mim paze exame não vou porque meus atrazados do inss não saiu minha aposentadoria no está cobrindo nem meu tratamento isso é uma vergonha estou prezando do meu dinheiro que está atrazado

  3. Ana cleia Gomes Peniche Diz

    Eu acho que era pra ter décimo para as pessoas que recebem o bpc benefício de prestação continuada sendo que essas pessoas recebem so um salário mínimo pelo menos agora nessa pandemia em que as coisas ficaram tudo mas difícil vc vai no supermercado com um salário mínimo e não compra mais nada a compra não dá pra uma família passa o mes todo eu digo isso porque tenho cinco filhos dois gêmeos especial todos dois e recebo o benefício so de um e o outro gêmeo especial não consegui e eu ainda passo dificuldades com meus filhos com alimentação frauda e remédio e uma despesa que só quem tem filhos gêmeos e especial saber ja e uma luta cuidar de filhos gêmeos bom com saúde e imagina cuidar de dois gêmeos especial

  4. MAria jose sales de oliveiira Diz

    SOU CONTRA ANTECIPAÇÂO DO DECIMO TERCEIRO

  5. Maria do Socorro Carvalho Diz

    Não engane os aposentados que já é uma classe sofrida tendo que sobrevive com o mínimo e voces ficam dando esperança onde não existe nada concreto tenha um pouco de consideração pelo uma classe tão sofrida.

  6. Rui leite de lima Diz

    Vergonha

  7. José Lopes Diz

    Eu não acredito em mais nenhum comentário de políticos ?

  8. Megue da Silva Diz

    O aposentado no Brasil levou um golpe em 2020 pois anteciparam o 13° salário e cogitaram 14° mas não foi pago fazendo com quê o aposentado não conseguisse pagar os impostos em dezembro de 2020 ou em janeiro de 2021. Faz anos que o aposentado não tem um reajuste salarial que acompanhe a inflação pois os alimentos, medicamentos, água, luz, impostos e gás sofrem reajustes absurdos e nada é efetivamente incluído na fórmula da inflação. O aposentado hoje sustenta a família toda já que muitos estão desempregados.

  9. Márcia Maria Santos Tavares Diz

    Como vamos saber se realmente vai ser liberado a antecipação do décimo terceiro?

  10. Hermes da silva Diz

    tudo mentira outros paises ajudaram os seus aqui os aposentados não tiveram nem uma ajuda

  11. RaiLson ALves da SiLva Diz

    Eu gostaria que o inss aprovassem os meus 25 % da minha aposentadoria por invaLides porque eu guando trabaLhava erdi a minha visão esquerda e enxergo só um pouco da vista direita e também guando eu fui de o estado de são pauLo para o estado do parå Lá eu fui em uma agência do INSS e pedi a minha trasterencia pra mandar de são pauLo para o estado do parå e eu nunca recebi demorou 5 anos e não recebi estes 5 anos a agência do INSS do estado do Pará me faLou que são ppauLo nunca mandou estes 5 anos de espera obrigado,

  12. Raniele Almeida Herculano Diz

    Bando de mentirosos

  13. Cristiane Silva do Nascimento Diz

    Nossa você ama sua mãe em e daí se sua mãe torrou o dinheiro e dela egoísta

  14. Celina santana Diz

    E uma vergonha aposentados passando fome muitos idosos indo morar na rua pq atrasando o aluguel e esse governo genocida está acabando com os aposentadod

  15. Rosar Diz

    Tem muitos aposentados que sustentam filhos que perderam empregos por conta de demissões.
    Justo sim.antecipação e até 14.
    Os aposentados pagaram.INSS pela vida toda enquanto que muitos estão recebendo auxílio pandemia e nunca trabalharam injusto demais.

  16. Sergio Borges dos Santos Diz

    para pagar em agosto o 13 salario do insano adianta nada se estou precisando ahora entao deixa como era mesmo

  17. Luis maria Diz

    Não sou a favor de nenhuma antecipação de décimo terceiros. Não vejo nenhum benefício nisso. Isso é um jogo político ,o povo a pedra principal. Já estamos cansados disso. O Brasil virou uma terra que todo bandido manda mais que o presidente, é as punições vai para a população de bem. Onde está o nosso reajuste , que pouco ou muito nunca deixou de ser dado. A primeira vez que recebo sem aumento. Isso é indigno e inaceitável, desde que qualquer político pode se reunir a qualquer hora do dia ou da noite é proclamar seus aumentos com altas porcentagens. Isso é vergonhoso. Precisamos de alguém com punho de aço pra botar ordem na casa..

  18. Marines Marchevitz Diz

    Cadê o décimo terceiro dos aposentados desse mês??

  19. Beatriz Menezes dos Santos Diz

    Por que esse site vive falando nesse projeto do Paulo Paim , q nunca vai acontecer? O site ganha pra isso? O ano passado inteiro ficou falando nisso. Nenhum veículo de comunicação sabe disso.

    1. Jose carlos Diz

      Chega de mentira ninguem acredita em paulo paim.conheço de longa data 23 anos de aposrntado,só tive pêrcas salariais.esse site devia ser proscessado junto com paim.

    2. Genivaldo Diz

      Boa Beatriz. O ano todo só de blá blá blá,,, encheu o saco.

  20. Alvares Diz

    Cadê???Mais uma né ❓ rsrsrsrs

  21. Gleicy Diz

    Não acho que deveriam antecipar e nem muito menos pagar décimo quarto. Não tem sentido. Os idosos não deixaram de receber. Minha mãe ficou foi reclamando no final do ano por não ter décimo terceiro, mas torrou o dinheiro em abril quando recebeu. O dinheiro dela é só pra ela. Isso tem fundo político servindo pra políticos tirarem a “bocada” deles na verba de uma coisa sem sentido que inventaram. Mas, brasileiro aceita tudo…. Aceitou o absurdo da reforma, então o que mais não vai aceitar. Quem está precisando mesmo de ajuda não tem e está passando necessidade, não os idosos que não ficaram sem pagamento.

  22. IRANI MOREIRA Diz

    Já tive covid maiô eu posso tomar a vacina tenho 61 anos

  23. Ivone Diz

    O presidente e governo acha que as pessoas que receber bpc não come não paga aluguel água luz não passar por crise se e benefício do inss toods tinha que receber não uns e outro não. Isso e é justo pq os outros pessoas tbm ta passando fome com essa crise no Brasil. Mais eles acha que idoso é deficiente são esquecidos mesmo parabéns até os 2 mil que dicero que ia receber nada ficou só na palavra o décimo terceiro tbm nada e muitas mentiras para o povo gentes acha o povo endiota. Mesmo mais vem aii a eleição e vcs querem voto vai fica querendo. Ganhar elecoes 😡

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.