Inscrição no Auxílio Brasil de R$400: veja como entrar na fila

De acordo com relatos nas redes sociais, capitais estão registrando problemas para atender interessados no Auxílio Brasil

Desde que o Governo Federal anunciou que o Auxílio Brasil vai atender apenas pessoas inscritas no Cadúnico a procura por essa inscrição disparou no país. O que se sabe até agora é que não há nenhum site de inscrição. Entretanto, o Governo já revelou que todos os participantes do benefício deverão possuir inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

Por conta disso, para recebimento do Auxílio Brasil de R$400, o usuário deverá realizar sua inscrição no Cadastro Único. Para isso, o interessado deverá se dirigir a alguma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de sua cidade, a fim de realizar o procedimento.

Contudo, atualmente, a fila de espera para o cadastro já conta com mais de um milhão de pessoas. Isto é, brasileiros que desejam efetuar o Cadastro Único, mas que ainda não tiveram uma resposta do Governo Federal.

Fila é grande em todo o país

Ainda não há informações oficiais sobre os números das filas. De qualquer forma, relatos nas redes sociais mostram que a procura é alta em várias cidades.

O caso que mais vem chamando atenção segue sendo o do Recife, em Pernambuco. Por lá, imagens que circulam pelas redes sociais mostram centenas de pessoas esperando em uma fila quilométrica. Todas estavam aguardando para entrar em um Centro do Cadúnico na capital pernambucana.

De acordo com relatos, várias daquelas pessoas chegaram ainda na noite da quarta-feira (3) para conseguir pegar uma ficha de atendimento para esta quinta-feira (4). Em entrevistas para programas de TV, muitos disseram que estão em situação de desespero e que estão se agarrando a qualquer oportunidade.

A Prefeitura do Recife disse em nota que está trabalhando para tentar atender essas pessoas da melhor maneira possível. Eles disseram ainda que a procura aumentou depois do aumento das notícias sobre o Auxílio Brasil. Principalmente depois que se soube que o Governo Federal iria cobrar a inscrição no Cadúnico.

Acontece, no entanto, que muita gente está perdendo a viagem. Ainda de acordo com a Prefeitura da capital pernambucana, quem está inscrito no Cadúnico e está com o perfil atualizado não precisa se deslocar até essas sedes de inscrição. Vale lembrar que muitos acabam se expondo aos perigos só para pegar algumas informações básicas.

Quando o Auxílio vai sair?

Todas essas pessoas só querem saber de uma coisa agora. Quando esse dinheiro vai sair? Quando a quantia vai chegar no bolso deles? De acordo com as informações oficias, o Palácio do Planalto já lançou o calendário do programa.

Por essa fonte de informação dá para dizer que o primeiro pagamento do Auxílio Brasil vai acontecer a partir do próximo dia 17. Só que neste primeiro momento, os repasses irão apenas para os 14,6 milhões que já recebem o Bolsa Família.

De acordo com o Governo Federal, as pessoas que não fazem parte do programa e que querem entrar terão que esperar mais um pouco. Elas terão uma oportunidade em dezembro, quando eles pretendem liberar a segunda parcela.

E a prorrogação?

O Governo Federal ainda não sabe o que fazer com o Auxílio Emergencial. Hoje, o que se sabe oficialmente é que o programa fez o seu último pagamento ainda no último domingo (31). Agora eles estão fazendo apenas as liberações dos saques.

Só que membros do Governo acreditam que uma prorrogação poderia ser importante neste momento. É que se entende que a situação da economia ainda está exigindo cuidados. A situação não parece ser fácil, principalmente para os vulneráveis.

Na madrugada desta quinta-feira (5), a Câmara dos Deputados aprovou a PEC dos Precatórios em primeiro turno. De acordo com informações de bastidores, esse resultado acaba fazendo as chances de uma prorrogação do Auxílio Emergencial diminuírem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.