Como incentivar a proatividade nos colaboradores?

Existem diversas estratégias que podem ajudar você a incentivar a proatividade nos colaboradores. Algumas são mais simples, outras exigem um pouco mais de dedicação por parte do líder.

De todo modo, elencamos algumas considerações que podem ajudar você nessa missão. Acompanhe este texto e saiba mais!

Como incentivar a proatividade nos colaboradores?

Elencamos cinco ações bastante simples que você pode usar para incentivar a proatividade nos colaboradores a partir de hoje.

Porém, lembre-se de que cada colaborador e cada equipe são únicos, isso significa que uma estratégia pode funcionar com um grupo de pessoas, e com outro não.

Estar atento às subjetividades dos liderados é muito importante para construir uma atmosfera ainda mais motivadora e incentivadora, ok?

Com isso claro, vamos agora às sugestões de hoje:

1. Estabeleça metas claras e em conjunto

Crie uma rotina de feedbacks e reuniões que permitam a criação e o acompanhamento de metas e objetivos. Isso pode ajudar o colaborador a entender qual direção ele deve buscar, e quando buscar. Consequentemente, ajuda-o a se sentir mais instigado em ir além, desenvolvendo uma postura mais proativa.

Lembre-se também de permitir que cada colaborador opine sobre as estratégias e os métodos escolhidos. Dessa forma, ele se sentirá parte de algo mais importante, e poderá enxergar a rotina de trabalho de uma maneira muito mais promissora e positiva.

2. Trabalhe com bonificações

As bonificações mostram o quanto os esforços dos colaboradores valem muito a pena. Consequentemente, são essas ações que costumam servir de motivação no dia a dia de trabalho.

Sendo assim, ofereça benefícios e reconheça as batalhas que cada colaborador vence, diariamente. Faça com que cada um deles perceba o quanto a proatividade pode trazer bons frutos profissionais e inclusive pessoais.

Assim, você conseguirá incentivar a proatividade nos colaboradores de uma forma natural e muito rica.

3. Dê mais autonomia

Não adianta querer incentivar a proatividade nos colaboradores se você simplesmente não der autonomia para cada um deles. Os seus liderados precisam sentir que podem “caminhar sozinhos”, sem estar ao seu lado a todo momento.

Caso contrário, a proatividade é afogada pelo “medo” de ser julgado pelo chefe.

Por isso, ofereça uma atmosfera mais autônoma e deixe claro que você entrega, nas mãos dos seus liderados, a possibilidade de investir em métodos e estratégias inteligentes.

4. Direcione bem a sua equipe

Direcione a sua equipe apontando os caminhos mais interessantes, sem “puxar as rédeas” de cada um, claro. Use a sua experiência para dizer quais tentativas foram mais benéficas e quais resultaram em algo negativo, e permita que cada um reflita qual caminho seguir a partir dessas informações.

5. Seja um exemplo de proatividade

Por fim, e muito importante, lembre-se de que para incentivar a proatividade nos colaboradores é preciso ser um exemplo. Se você é um líder muito “preguiçoso” e que não coloca a mão na massa de forma recorrente, como poderá esperar isso dos seus liderados? É impossível, concorda?

Por isso, demonstre uma postura mais proativa e auxilie os seus liderados a enxergar os benefícios por trás desse tipo de comportamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.