Quais são os segredos para uma franquia dar certo?

Aprenda como fazer dar certo o seu empreendimento

A franquia, como qualquer outro negócio, precisa de certos elementos para dar certo. Apesar de saber que no sistema de franquias existem muitas vantagens, se comparado ao iniciar um novo negócio, hoje, vamos ensinar quais são os segredos para uma franquia dar certo.

Entre as vantagens de se ter uma franquia, está o fato de ser um negócio já testado no mercado, ter a cessão dos direitos de uso da marca e baixa mortalidade do empreendimento. Mesmo assim, temos que ter clareza que não é só comprar a franquia para que a empresa fique segura ou para que alcance sucesso.

Quais os segredos para uma franquia dar certo -- Reprodução Canva
Quais os segredos para uma franquia dar certo — Reprodução Canva

Cabe ao franqueado fazer o seu negócio dar certo, estar presente no cotidiano do trabalho, entender o mercado e estruturar a franquia de forma acertada.

Por isso, vamos contar alguns segredos para a franquia dar certo:

1º Segredo: Tenha critérios para adquirir a sua franquia

Ao começar a sua franquia, estabeleça critérios para a escolha, como:

  • Segmento que você se identifica e que esteja em um mercado em crescimento;
  • Se as tendências do mercado são favoráveis;
  • Avalie o momento econômico, social e financeiro do mercado;
  • Pense se o seu momento financeiro permite o investimento inicial e os outros gastos necessários para abrir a franquia. Além disso, avalie se você tem condições de arcar com as despesas futuras, caso a franquia demore um pouco para começar a ter rentabilidade.
  • Jamais compre uma franquia por impulso.

2º Segredo: Perceba se o seu perfil se adequa ao exigido pela franqueadora

Analise as suas ambições, onde quer realmente chegar, quanto tempo você espera demorar para atingir a sua meta, entre outras situações. Perceba se o seu perfil se encaixa nas exigências do perfil da franqueadora.

3º Segredo: Acompanhe atentamente toda a implantação da franquia

Apesar da insegurança causada neste momento, é importante que você acompanhe toda a implantação da franquia, seus custos e siga um cronograma para a tirar o negócio do papel. Para isso, cuide dos aspectos legais, fornecedores e locação de espaço físico. 

Cumpra todas as ações que a franqueadora propõe, pois existem algumas que dependem das anteriores estarem prontas e, assim, comprometem o cronograma.

Lembre-se: Cada dia de atraso na inauguração do seu negócio, é um dia a menos de rentabilidade e retorno do investimento.

4º Segredo: Tenha profundo conhecimento em todos os processos do negócio

O franqueado precisa conhecer e dominar todos os processos do negócio, de forma a atender o padrão exigido pela franqueadora. Além disso, o seu cliente precisa perceber que você entende e sabe o que está fazendo para, assim, formar uma ideia positiva. 

O conhecimento profundo do negócio permite ao franqueado poder estabilizar os gargalos existentes de forma a produzir mais, com menor custo.

Como diz o ditado: “Você precisa saber fazer, para saber mandar fazer”.

5º Segredo: Tenha alinhamento direto com a marca que você representa

Para representar uma marca, você precisa defendê-la com mais determinação e certeza de que ela representa as suas ambições. 

Defender a marca que você representa, significa que você está alinhado com a franqueadora e, dessa forma, o suporte dado por ela se torna mais efetivo. Além disso, o sentimento de pertencimento acaba por fazer com que as convicções, suas e da empresa franqueadora, se tornem uma só diante do seu cliente, dos seus colaboradores e dos fornecedores.

6º Segredo: Conheça profundamente a gestão do negócio 

Se você seguir o 3º Segredo, saberá que você deve acompanhar todo o processo do negócio desde o começo, e assim você poderá agir com mais análise nos negócios, percebendo claramente a situação geral. Afinal, só você sabe o quanto custou para ter esse empreendimento.

A gestão do negócio favorece que você analise os indicadores de desempenho da empresa e perceba os gargalos existentes, bem como poderá embasar a sua tomada de decisão. Afinal, só se consegue melhorar algo, se você tem o controle.

De nada adianta chegar no final do mês e perceber que as metas não foram cumpridas. Você precisa acompanhar diariamente os resultados alcançados e, assim, ter a possibilidade de atuar diante dos indicadores e construir resultados diferentes e melhores do que aqueles que pressupõe atingir.

Siga os nossos segredos para fazer a sua franquia dar certo! Aposte todo o seu conhecimento naquilo que você investiu! Vista a camisa da marca que representa e tenha o sucesso esperado! Assim, será muito tranquilo desempenhar as funções que você conhece e sabe que serão importantes para o seu negócio! Boa sorte e não esqueça de voltar neste artigo sempre que necessário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.