Estratégias de Marketing Digital – Inbound Marketing e as etapas
As estratégias Inbound Marketing podem atrair a audiência, através de diversas etapas, como: atração, conversão, relacionamento, vendas e análise. Sendo assim, é fundamental que a empresa direcione seu fluxo para que ampare essas ações em médio e longo prazo.
Atrair
É necessário construir conteúdos que sejam relevantes para que atração da audiência ocorra de forma orgânica. Dessa forma, a empresa atrai o público através do marketing de conteúdo e gera engajamento. Sendo assim, é importante utilizar diversas ferramentas como Blog, SEO, Links Patrocinados, Redes Sociais.
Converter
A etapa da conversão é fundamental nesse processo. Dessa forma, os visitantes passam a ser leads e entram no funil de vendas, é possível gerar ofertas diretas e indiretas.
Sendo assim, as ofertas diretas podem ser aquelas voltas à compra, como demonstração de software, testes gratuitos etc.
Ofertas indiretas são focadas em estágios menores na jornada de compras. São as ações educam a audiência, como webinars e ebooks, por exemplo.
Relacionar
A comunicação entre a empresa e os leads faz parte das etapas do relacionamento. Dessa forma, a empresa pode direcionar as ferramentas de marketing digital para se tornar relevante. Assim sendo, a empresa oferece conteúdos diversos e ofertas personalizadas. Por isso, é fundamental amparar as dúvidas da persona. Nessa etapa deve direcionar as mídias sociais, links patrocinados, emails marketing etc.
Vender
O lead está pronto para ser convertido em vendas. Por isso, essa é uma importante estratégia do Inbound Marketing. Assim sendo, é o momento de apresentar a resolução ao cliente através das vantagens do produto e do valor de mercado conquistado até essa etapa.
Analisar
A mensuração dos dados e a análise dos retornos dentro do Marketing Digital precisam de constância. Sendo assim, dentro do conceito do Inbound Marketing é fundamental analisar os dados e as interações com o público através dos sites e campanhas.