Imprevisto apareceu: Como reorganizar a agenda?

Se o imprevisto apareceu, as chances de a agenda se bagunçar são bem grandes, a gente sabe. Porém, é preciso tentar manter a calma para não permitir que uma “avalanche” de atrasos atrapalhe o seu dia. Por isso, neste conteúdo nós trouxemos algumas considerações que podem ser relevantes para você. Acompanhe e reflita com a gente.

Imprevisto apareceu: Como reorganizar a agenda?

Se o imprevisto apareceu, é preciso não se desesperar. Se focarmos apenas no problema em si, lamentando-se de ter “perdido tempo”, correremos o risco de permitir que outros compromissos sejam passados para trás. Sendo assim, respire fundo e tente pensar da forma mais racional possível, a fim de organizar as suas demandas. Abaixo apresentamos algumas ideias que podem ser relevantes:

1. Analise as prioridades

Com o “caos” em suas mãos, primeiramente analise as suas prioridades. O que deveria ser feito antes de qualquer coisa? Quais são as principais demandas do dia? Ter a consciência disso pode lhe ajudar a “cortar” aquelas tarefas que poderão ser desenvolvidas outro dia. Apenas tenha o cuidado de filtrar bem as suas prioridades, para não cometer o equívoco de deixar algo importante para depois.

2. Foque nos prazos importantes

Da mesma forma que você precisa focar nas suas prioridades como um todo, é necessário que você também considere os seus prazos. Você, e somente você, sabe do tempo que necessita para terminar determinadas tarefas. Por isso, analise quais podem ser deixadas para amanhã ou para outro dia, e organize o restante do dia dessa forma.

Você também pode gostar:

3. Converse e negocie o que for possível

Se porventura o imprevisto apareceu e você percebeu que algumas demandas simplesmente não poderão ser concluídas dentro do prazo estipulado, tente negociar o que for possível. Converse com o responsável em questão e comunique a sua ideia de entregar com um dia ou até mesmo algumas horas de atraso. É importante que você deixe claro que o prazo não será cumprido, a fim de não causar um desconforto na relação profissional.

Afinal, se a outra pessoa está esperando a demanda e você simplesmente não entrega, sem avisar, isso pode criar um atrito na situação. Cuidado.

4. Tente manter a calma

Sim, a gente sabe que um imprevisto pode causar desconfortos, ansiedades e muito estresse. Porém, é preciso tentar manter a calma, na medida do possível. Isso porque equilibrar as emoções é fundamental para não perder o rumo do que deve ser feito a seguir. Se ficarmos apenas lamentando ou se irritando com o que aconteceu, consequentemente não conseguiremos concentrar e focar no que deve ser feito depois.

Por isso, respire fundo, dê uma pequena pausa de 5 minutos e retome as suas atividades quando estiver mais tranquilo. Respeite a sua “recuperação”, digamos assim, e retome seu rumo com calma. Afinal, o tempo perdido se perdeu, não adianta querer correr atrás do que já passou, concorda?

5. Comece a construir uma agenda mais flexível

Se o imprevisto apareceu e você percebeu que o seu dia se transformou em um caos interminável, tente absorver uma lição dessa situação: talvez seja a hora de criar uma agenda um pouco mais flexível. Ter espaços para contratempos é importantíssimo para não se sobrecarregar. Caso nada aconteça, é só dar continuidade na sua lista de tarefas. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.