Imposto de Renda: Terceiro lote da restituição será creditado dia 30 de julho

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (23), às 10h, a consulta do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2021. Os beneficiários que estiverem aptos a receber, deverão ter o dinheiro creditado dia 30 de julho, na conta informada pelo contribuinte no ato da declaração do Imposto de Renda.

Segundo informações divulgadas pelo órgão, mais de 5 milhões de contribuintes receberão a restituição do Imposto de Renda neste mês. O valor total dos depósitos do terceiro lote é de RS 5,8 bilhões, informou a Receita Federal. Ademais, o terceiro lote deve contemplar também restituições residuais de anos anteriores.

Para consultar a disponibilidade da restituição, o declarante precisa acessar o site da Receita Federal. Após acessar a página, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e em seguida, em “Consultar a Restituição”. Nessa página estão disponíveis tanto a consulta simplificada, quanto a completa.

Além do site, é possível consultar a situação da declaração por meio do aplicativo disponível para tablets e smartphones. No app do órgão, os cidadãos podem consultar diretamente nas bases da Receita Federal as informações sobre liberação das restituições do IR, bem como a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O terceiro lote está disponível para quais declarantes?

De acordo com a Receita Federal, o crédito bancário será realizado para 5.068.229 contribuintes no dia 30 de julho de 2021. Desse total, o valor de R$ 354.326.718,95 será restituído a contribuintes que possuam prioridade legal.

O órgão ainda informou que 13.985 dos contribuintes com prioridade legal são idosos acima de 80 anos e 95.298 declarantes são idosos entre 60 e 79 anos. Ademais, 8.987 contribuintes receberão a restituição por possuírem alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Além disso, 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e 4.913.343 declarantes não prioritários que tenham entregado a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até o dia 18 de maio de 2021 deverão receber a restituição no terceiro lote.

Como será realizada a restituição do Imposto de Renda

Informações disponibilizadas no site da Receita Federal esclarecem que o pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada pelo declarante ao realizar a Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.

Além disso, se por algum motivo o crédito não for realizado ao cidadão na data determinada pela Receita Federal, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. É possível reagendar o recebimento do crédito no Banco do Brasil pelos canais de atendimento virtual da instituição bancária.

A Receita Federal ainda informou que se o contribuinte não resgatar o valor da restituição no prazo de um ano, ainda é possível requerer o valor pelo site do órgão. Para isso, basta acessar o Portal e-CAC. Após acessar o portal, o indivíduo deve clicar no menu “Declarações e Demonstrativos”, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e por fim solicitar a restituição não resgatada na rede bancária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.