Imposto de Renda: Receita divulga horário de abertura da consulta da restituição

Consulta ao último lote da restituição do Imposto de Renda será aberta nesta sexta-feira (23). Confira o horário de abertura dos trabalhos

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (23), a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda deste ano de 2022. Conforme as informações oficiais, a verificação poderá ser feita de maneira remota a partir das 10h. A expectativa é de que o sistema registre uma alta procura no final da manhã e que a situação melhore gradativamente durante a tarde.

Nesta quinta e última rodada de liberação da restituição, o lote será pago para pouco mais de 1,2 milhão de contribuintes que declararam o Imposto de Renda este ano. A nova liberação soma quase R$ 1,9 bilhão, e os pagamentos estão previstos para o próximo dia 30 de setembro. Nesta sexta (23), o que está liberado é apenas a consulta.

A verificação é importante para que o cidadão que realizou a declaração do Imposto de Renda deste ano saiba se vai receber o dinheiro ou não. É importante lembrar que nem todas as pessoas que declaram o IR este ano podem receber o saldo da restituição. Em caso de dúvidas específicas sobre o seu caso, a dica é entrar em contato com os agentes da Receita Federal através dos canais oficiais de contato.

Liberação dos lotes residuais

No próximo dia 30, a Receita também vai liberar os chamados lotes residuais. São valores que serão pagos para pessoas que realizaram a declaração do Imposto de Renda em anos anteriores, caíram na malha fina e acertaram as contas logo depois. Com a regularização da situação, parte destes cidadãos passam a ter o direito de receber a restituição.

Para realizar a consulta ao quinto lote, o cidadão precisa ir diretamente no site da Receita Federal. Na página principal, basta clicar na opção Consultar a Restituição. Na sequência, o sistema vai apresentar uma série de instruções para que o cidadão escolha entre uma consulta simplificada ou uma consulta completa.

Quem vai receber?

A Receita Federal afirma que liberou R$ 221 milhões para contribuintes da chamada prioridade legal. São idosos acima de 80 anos; contribuintes entre 60 e 79 anos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Também entram nesta lista de prioridade os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. A Receita indica que pouco mais de 15 mil pessoas estão neste grupo de profissionais da educação. Eles têm prioridade desde o primeiro lote.

Além dos grupos prioritários, há também pagamentos previstos para 1,6 milhão contribuintes que deixaram de enviar a declaração do Imposto de Renda deste ano quase no final do prazo. Assim, eles não tiveram a chance de receber a restituição logo nos primeiros grupos.

A malha fina do Imposto de Renda

Há casos de cidadãos que não receberam o dinheiro da restituição em nenhum dos cinco lotes liberados pela Receita Federal. Muitos deles caíram na chamada malha fina. Para saber se você é um deles, basta seguir a mesma consulta no site da Receita Federal.

A malha fina nada mais é do que uma pendência, ou mais de uma, que possa ter faltado na declaração do Imposto de Renda deste ano. O cidadão também pode verificar se está nesta situação ao consultar o extrato do IR.

O indivíduo que cai na malha fina até pode receber a restituição do Imposto de Renda depois. Contudo, ele terá que corrigir os alegados erros, ou ao menos provar que as inconsistências apontadas pela receita não existem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.