Imposto de renda: por que especialistas indicam que é melhor declarar mais cedo

Segundo especialistas, cidadãos que declaram mais cedo correm menos riscos de enfrentar problemas na declaração do Imposto de Renda

Segundo informações da Receita Federal,  mais da metade dos cidadãos que precisam declarar o Imposto de Renda, já enviaram a documentação oficial. O prazo final para o envio é o próximo dia 31 de maio. Há, neste momento, uma preocupação com o grande número de pessoas que estão deixando o processo para a última hora.

A maioria dos especialistas na área afirma, no entanto, que a opção de deixar a declaração para as últimas datas pode ser perigosa por uma série de motivos. Em primeiro lugar, há o risco de congestionamento do app oficial da Receita Federal. Trata-se do único sistema que permite o envio da declaração do Imposto de Renda.

Quem deixa o processo para a última hora, corre o risco de não conseguir realizar o envio justamente devido aos possíveis problemas técnicos. Não seria a primeira vez que a situação atrapalharia os usuários. Em anos anteriores, há relatos de cidadãos que não conseguiram enviar nada, devido ao congestionamento no sistema.

Outro ponto apontado pelos especialistas, é a questão da retificação. Por mais que o cidadão decida enviar a declaração com a ajuda de um contador profissional, os erros podem acontecer da mesma maneira. Quem declara mais tarde, naturalmente conta com menos tempo para realizar as retificações neste momento.

Por outro lado, as pessoas que enviam o documento mais cedo, possuem um prazo maior para corrigir possíveis erros enviados. Para tanto, basta abrir o mesmo app da Receita Federal no computador, usar o número do protocolo do primeiro envio e corrigir os erros através da chamada Declaração Retificadora.

Restituição

Além dos riscos, os especialistas também apontam benefícios para os cidadãos que declaram o Imposto de Renda mais cedo. O maior deles é a questão da restituição. Quem tem direito ao montante, passa a ter mais chances de receber logo nos primeiros lotes.

A Receita Federal, aliás, já anunciou as datas das restituições para este ano de 2022. São cinco liberações. As pessoas que declararam mais cedo, possuem mais chances de receber o benefício logo nas primeiras datas.

Entretanto, vale lembrar que o privilégio é perdido quando o cidadão precisa realizar uma alteração e enviar a Declaração Retificadora. Neste caso, a data de envio é registrada como a do novo documento enviado.

Imposto de Renda

Nesta semana, a Receita Federal emitiu novo alerta sobre um novo golpe que circula neste momento. Segundo o órgão, criminosos estariam usando dados pessoais de pessoas para conseguir atrair novas vítimas.

Neste sentido, a Receita lembra que não envia nenhum tipo de link para usuários em relação ao processo de declaração do Imposto de Renda. Qualquer dado pessoal só deve ser inserido nos apps e sites oficiais da Receita Federal.

No novo golpe, bandidos estariam enviando uma mensagem informando que o cidadão já pode retirar a restituição do Imposto de Renda. Eles dizem que o montante é de mais de R$ 4 mil e afirmam que o indivíduo precisa clicar no link para visualizar o comprovante. A Receita Federal garante que se trata de um golpe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.