Imposto de Renda: mudanças do Congresso não afetam declaração deste ano

No ano passado, Câmara dos Deputados aprovou mudanças no Imposto de Renda. Mas alterações ainda não estão valendo

No ano passado, a Câmara dos Deputados aprovou o texto base que faz mudanças no Imposto de Renda do brasileiro. Isso é um fato. Acontece, no entanto, que essas alterações não devem ter nenhum efeito para este ano. Pelo menos é isso o que os especialistas estão falando neste momento. É preciso deixar isso claro.

De acordo com as informações oficiais, essas mudanças aconteceram apenas como uma aprovação da Câmara dos Deputados. O texto já chegou ao Senado Federal, mas ainda não passou por nenhuma nova votação. Isso tudo quer dizer portanto que o texto ainda não tem força de lei. Pelo menos é o que se sabe.

Quem enviou esse texto para o Congresso Nacional foi justamente a ala econômica do presidente Jair Bolsonaro. Em resumo, o texto em questão altera a forma como esse imposto é cobrado pelo Governo Federal. Como dito, o texto até andou pela Câmara dos Deputados. Mas o fato é que ele está travado no Senado há meses.

De acordo com informações de bastidores, não há uma previsão para que esse projeto entre em votação. Isso porque o próprio presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) é contra vários pontos dele. Mas mesmo que o programa seja aprovado este ano, as mudanças só valeriam para 2023.

Desta forma, você não precisa se preocupar com as possíveis mudanças de regras para a questão da declaração do Imposto de Renda este ano. Para 2022, as normas são as mesmas que existiam até o ano passado. Basta repetir a dose e não ter nenhuma dor de cabeça depois desse processo.

E o que vai mudar para os próximos anos?

Com dito, esse projeto ainda não foi aprovado, o que faz com que as mudanças no Imposto de Renda para os próximos anos ainda não estejam garantidas. De qualquer forma, muita gente está curiosa para saber o que é que pode acontecer em um futuro próximo.

O texto em questão fala de pontos como correção da tabela, reajuste para as demais faixas do IR, redução do limite do desconto simplificado de ajuste anual para R$ 10.563,60. Além de outros pontos que ainda estão em análise

Conforme informações de bastidores, vários empresários são contra essa Reforma do Imposto de Renda. Eles acreditam que, de alguma forma, esse projeto poderá acabar mudando a situação dos lucros que eles têm anualmente.

Auxílio Brasil x Imposto de Renda

Muita gente não lembra, mas esse projeto da Reforma do Imposto de Renda acabou dando muito o que falar no ano passado. É que ele acabou virando uma espécie de moeda de troca para a aprovação do Auxílio Brasil.

Em mais de uma oportunidade, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Governo Federal só pagaria o valor do Auxílio Brasil turbinado se o Congresso Nacional aprovasse justamente essa Reforma do Imposto de Renda.

Essa tese de que um ponto dependia do outro acabou sendo muito questionada. Tanto é que a Reforma não foi aprovada e mesmo assim o Auxílio Brasil está sendo pago normalmente com pagamentos de até R$ 400 por pessoa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.