Imposto de Renda: Declaração pré-preenchida da Receita Federal é liberada

De acordo com as informações da Receita Federal, declaração pré-preenchida já está disponível para uso dos usuários

O cidadão que vai declarar o Imposto de Renda este ano já tem a opção de fazer isso através de um documento pré-preenchido. De acordo com as informações da Receita Federal, essa possibilidade existe desde a última segunda-feira (14). Basicamente, o usuário tem menos chances de erro nesta modalidade.

Segundo a Receita Federal, a opção de usar essa declaração pré-preenchida deve ser feita pelo próprio usuário, ou seja, ele não é obrigado a seguir este caminho. O objetivo é que o cidadão baixe esse documento base, que já virá automaticamente com uma série de informações que ele tinha declarado ainda no ano passado.

Assim, ele naturalmente passará menos tempo para inserir as informações que restam no processo. Além disso, ele vai passar a ter menos chance de erro. De qualquer forma, a Receita Federal afirma que existem algumas regras para as pessoas que optarem por esse tipo de declaração do Imposto de Renda.

Uma dessas normas é ter um perfil ativo nível prata ou ouro na plataforma gov.br. Essa é uma aplicação do Governo Federal que pode ser acessada pela internet. Ao fazer o login, o usuário ganha uma conta nível bronze. Para subir de patamar, o cidadão precisa fazer algumas análises de segurança pelo próprio aplicativo.

O documento da declaração pré-preenchida já vem com algumas informações prontas. Podemos citar, por exemplo, os salários recebidos pelo trabalhador, as consultas médicas, as informações da previdência privada e até mesmo o nível de aluguéis pagos. Tudo isso já estará disposto neste documento pré-preenchido.

Reaproveitando os dados

Vale lembrar que algumas dessas informações já foram fornecidas para a Receita Federal por terceiros. É que eles tiveram que enviar todos esses dados até o último dia 18 de fevereiro. Agora, eles reaproveitam esses documentos.

A Receita Federal diz que é preciso prestar atenção aos dados que já estão preenchidos no documento. Isso porque eles podem ter sofrido alguma alteração. Então o cidadão poderá fazer as mudanças e editar as informações.

De acordo com a Receita, a responsabilidade sobre as informações que estão na declaração é toda do cidadão. Mesmo os dados que já estão dispostos na declaração pré-preenchida precisam ser checados e confirmados.

A declaração do Imposto de Renda

A Receita Federal começou o processo de declaração do Imposto de Renda ainda na última segunda-feira (4). A possibilidade de usar o documento pré-preenchido só começou a surgir no início desta semana.

Especialistas em direito previdenciário e membros da própria Receita Federal afirmam que é preciso prestar atenção nos prazos. A data limite para enviar a declaração do Imposto de Renda este ano é 29 de abril.

As pessoas que enviam a declaração do Imposto de Renda no início do prazo podem ter uma série de privilégios depois. Uma dessas vantagens é o aumento de chances de receber uma possível restituição logo nos primeiros lotes este ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.