Importantes mulheres da história do Brasil: confira!

Descubra alguns dos principais nomes!

Importantes mulheres da história do Brasil: descubra quais são elas

A história do Brasil é repleta de grandes mulheres que marcaram suas épocas e foram protagonistas de importantes transformações. Essas figuras se destacaram no na arte, na ciência, na política, na economia e na sociedade. e em diversas outras áreas.

Questões sobre essas mulheres podem aparecer nas principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM. Ainda, você pode usar a história dessas personagens como repertório para a sua redação.

Vamos conhecer, a seguir, importantes mulheres da história do Brasil!

Dandara   

Dandara atuou no Quilombo de Palmares, local de refúgio de escravizados que haviam fugido ou haviam recebido a alforria. A data do seu nascimento é desconhecida e sua morte teria ocorrido em 1694.

A sua nacionalidade também é incerta e alguns acreditam que era brasileira e outros que nasceu na África e foi trazida para o Brasil ainda criança. Dandara de destacou entre os que lutaram em defesa do quilombo de Palmares.

Anita Garibaldi

Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, mais conhecida como Anita Garibaldi, era brasileira e esposa de Giuseppe Garibaldi, revolucionário que atuou na Unificação Italiana.

Anita participou de diversos embates da Revolução Farroupilha com o objetivo de instituir a república do Rio Grande do Sul. Ela também lutou pela unificação da Itália, recebendo o título de “Heroína dos Dois Mundos”.

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral fez parte do movimento modernista brasileiro, atuando ao lado de nomes como Oswald de Andrade e Mario de Andrade.

Tarsila é reconhecida por ser uma das maiores pintoras do Brasil e sua obra mais conhecida é o Abaporu.

Carmen Miranda 

Carmen Miranda foi uma atriz e cantora portuguesa que se mudou para o Rio de Janeiro com sua família ainda muito jovem.

A cantora foi para os Estados Unidos durante a política de Boa Vizinhança, gravando músicas e filmes.

Zilda Arns

Zilda Arns, médica e sanitarista, nasceu em Santa Catarina. O seu trabalho no combate à desnutrição infantil, às desigualdades sociais e à violência beneficiam, ainda nos dias de hoje, mais de quarenta mil municípios em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.