Império Romano: o governo de Teodósio 

Confira!

O governo de Teodósio: um resumo completo para ENEM e vestibulares

Teodósio foi imperador do Império Romano entre os anos de 378 e 395, realizando feitos importantes.

O governo de Teodósio pode ser alvo de questões de história geral dentro das mais variadas provas do país, com um destaque para os vestibulares e o ENEM.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje separou um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o governo do imperador Teodósio. Vamos conferir!

O governo de Teodósio: introdução

Teodósio I, também conhecido como Teodósio, o Grande, foi imperador do Império Romano entre os anos de 378 d.C. e 395 d.C., ano de sua morte. Após a sua morte, os seus dois filhos governariam separadamente o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.

O governo de Teodósio: Teodósio, O Velho

O pai de Teodósio, conhecido como Teodósio, o Velho, foi um importante general romano, atuando ao lado do imperador Valentiniano I.

O pai do futuro imperador alcançou muita importância ao ser nomeado comandante-chefe da cavalaria do exército.     

Dessa maneira, podemos afirmar que a alta classe social e o importante título adquirido por Teodósio, o Velho podem ter contribuído para a posterior ascensão de seu filho como imperador.

O governo de Teodósio: o Édito de Tessalônica

Uma das realizações mais importantes do imperador Teodósio foi a criação do Édito de Tessalônica, o que aconteceu no ano de 380. Esse decreto foi o responsável por oficializar o Cristianismo como a religião oficial do Império Romano.

Com isso, a prática de qualquer outra religião estava oficialmente proibida nas regiões do Império.

O governo de Teodósio: crise

O imperador Teodósio perdeu muitas batalhas contra outros povos em nome do Império Romano. É importante destacar que muitos estudiosos o classificam como um dos responsáveis pelo início de uma crise que ocasionaria a queda do Império Romano do Ocidente, no ano de 476 d.C.. Isso porque, o imperador perdeu muitas batalhas cruciais no contexto das invasões bárbaras, também conhecidas como invasões germânicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.