IFSuldeMinas encera prazo para pedidos de isenção do Vestibular 2023/2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) encerra nesta quarta-feira, dia 26 de abril, o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023/2. Os interessados têm até as 23h59 de hoje para solicitar o benefício.

De acordo com o edital, terão direito ao benefício de isenção do pagamento da taxa os candidatos que cumprirem os pré-requisitos estabelecidos por meio do edital. Nesse sentido, o candidato deverá cumprir, cumulativamente, os seguintes requisitos:

 
  • a. ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,3 salário mínimo; e
  • b. ter concluído o ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.

Para a comprovação dos critérios, o estudante deverá anexar todos os documentos solicitados.

O IFSuldeMinas publicará o resultado preliminar dos pedidos no dia 2 de maio de 2023. Os interessados poderão interpor recursos entre 3 e 5 do mesmo mês. Após a análise dos recursos, a lista final de isentos será publicada no dia 9 de maio.

Inscrições abertas 

O período de inscrição para o Vestibular 2023/2 do IFSuldeMinas está aberto. De acordo com o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 17 de maio de 2023.

Conforme as orientações do edital, as inscrições devem ser feitas de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no Sistema de Inscrição em Vestibulares do Instituto.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição cujo valor é de R$ 40,00 (quarenta reais). Segundo o cronograma, o prazo limite para os pagamentos é 18 de maio.

Vestibular 2023/2

Esse processo seletivo contará com duas modalidades de seleção. Desse modo, os candidatos poderão optar por realizar as provas aplicadas pelo IFSuldeMinas ou pelo aproveitamento das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

No caso dos estudantes que optarem pelo uso das notas do Enem, o Instituto vai aceitar o uso de qualquer uma das edições ocorridas entre os anos de 2015 e 2022. É necessário indicar a edição escolhida no momento da inscrição.

No entanto, o Instituto vai eliminar do processo seletivo o candidato que obtiver nota igual a zero em quaisquer das áreas de conhecimento do Enem ou nota igual a zero na prova de redação do exame.

Sobre as provas

A aplicação das provas para os candidatos que optarem pela modalidade tradicional de seleção está marcada para o dia 4 de junho de 2023. De acordo com o cronograma, a aplicação será no período da manhã, das 8h45 às 12h45 (horário de Brasília).

O edital indica ainda que a avaliação abarcará os conteúdos referentes às disciplinas do Ensino Médio. Além de uma redação em Língua Portuguesa, os candidatos responderão a 50 questões objetivas sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História.

Vagas e resultados

A oferta total do IFSuldeMinas é de 352 vagas. As oportunidades estão distribuídas entre os seguintes cursos:

  • Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação Profisional e Tecnológica (EaD) – 128 vagas;
  • Tecnologia em Cafeicultura, no campus Muzambinho – 32 vagas;
  • Licenciatura em Letras (EaD) – 192 vagas.

Metade das vagas ofertadas estão reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, conforme estabelecido na Lei de Cotas

A publicação do gabarito definitivo da prova objetiva está previsto para o dia 16 de junho. Já o resultado final, com a lista de convocados em 1ª chamada, será liberado em 27 de junho, com o recebimento das matrículas no período de 18 de junho a 6 de julho.

Acesse o site do Instituto para mais informações.

Leia também IFSP abre inscrições do Processo Seletivo 2023/2, com oferta de mais de 2 mil vagas para cursos técnicos; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.