IFSP abre inscrições do Processo Seletivo 2023/2, com oferta de mais de 2 mil vagas

Seleção visa o ingresso de novos alunos no 2º semestre de 2023.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) abriu nesta segunda-feira, dia 24 de abril, o período de inscrição do Processo Seletivo 2023 para ingresso de novos alunos no 2º semestre de 2023. O IFSP está ofertando 2.020 vagas para diversos cursos técnicos.

De acordo com o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições até as 23h59 do dia 14 de maio de 2023. As inscrições devem ser feitas de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site do IFSP.

Para efetivar o cadastro, os candidatos deverão realizar o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais). O valor pode ser pago por meio de PIX, cartão de crédito ou boleto GRU. Na opção boleto GRU, o pagamento deve ser feito exclusivamente no Banco do Brasil. 

Isenção da taxa de inscrição

O edital do Processo Seletivo 2023/2 prevê a concessão do benefício de isenção do pagamento da taxa de inscrição. O prazo para envio dos pedidos de isenção já está aberto. Conforme o cronograma, os interessados poderão solicitar até 7 de maio. 

Ainda de acordo com o edital, podem solicitar a isenção os candidatos que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (renda igual ou menor a R$ 1.953,00) e tiverem cursado o ensino fundamental em escola da rede pública, ou com bolsa integral em escola da rede privada 

Processo Seletivo 2023/2

Esse Processo Seletivo do IFSP contará com a aplicação de provas no dia 18 de junho de 2023. As provas serão compostas por 30 questões de múltipla escolha que avaliarão os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com conteúdos trabalhados do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental.  

Conforme o edital, haverá locais de prova nas cidades para as quais há oferta de vagas. O candidato fará a avaliação na cidade que escolheu estudar no momento da inscrição. A duração do exame será de três horas. É de responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de informações sobre a realização da prova, além de todas as etapas do processo seletivo.  

Oferta de vagas

Ao todo, o IFSP está ofertando 2.020 vagas para ingresso em 50 cursos técnicos ministrados em 26 campi do Instituto espalhados pelo estado de São Paulo. Há reserva de parte das vagas para estudantes egressos de escolas da rede pública, com recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e candidatos com deficiência. 

Desse modo, há vagas para as seguintes unidades do IFSP: Araraquara, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Presidente Epitácio, Piracicaba, Pirituba, Registro, Salto, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba e Suzano. 

As oportunidades estão distribuídas entre diversos cursos técnicos nas modalidades concomitante e subsequente ao Ensino Médio.

O que são cursos técnicos concomitantes e subsequentes? 

Os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio são aqueles nos quais o aluno cursa apenas o ensino técnico no IFSP, enquanto cursa, obrigatoriamente, o ensino médio em outra instituição. Desse modo, o estudante deve estar regularmente matriculado no 2º ou 3º ano em outra escola.   

Já os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são aqueles nos quais estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP. Nesse caso, somente os estudantes que já tenham concluído o ensino médio podem fazer o curso. 

Resultados

A divulgação do gabarito preliminar da prova está prevista para o dia 19 de junho, com recebimento de recursos no dia 20 seguinte. Após a análise dos recursos, o IFSP divulgará o gabarito definitivo no dia 23 de junho. 

O resultado preliminar está previsto para o dia 23 de junho, enquanto o resultado final será publicado em 10 de julho

Acesse o edital do PS 2023/2 na íntegra para mais informações. 

Leia também Matrículas de estudantes indígenas em universidades subiram 374% no período de 2011 a 2021; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.