Horário de verão e economia de energia

Mesmo com apelos para volta do horário de verão, o Ministério de Minas e Energia afirmou que a medida não tem efeitos significativos para ser justificada, ao menos do ponto de vista energético. Já que diversas empresas no setor pedem a volta devido ao aumento de circulação e consequente consumo de pessoas. As informações são da Agência Brasil.

Veja também:‘Perdi R$ 3,6 milhões em golpe com bitcoin’, diz empresário

Para a pasta, as medidas tomas agora são suficientes: “considerando análises técnicas devidamente fundamentadas, o MME entende não haver benefício na aplicação do horário de verão e que as medidas tomadas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) têm se mostrado suficientes para garantir o fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional de energia elétrica (SIN) na transição do período seco para o período úmido”.

E continuou a defender que dizer que energeticamente não a sentido na medida: “não produz resultados na redução do consumo nem na demanda máxima de energia elétrica ou na mitigação de riscos de déficit de potência. Além disso, na avaliação mais recente das condições de atendimento eletroenergético do SIN, realizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para este mês de outubro, verifica-se que o sistema se encontra com recursos energéticos suficientes para o adequado atendimento à potência”, continuou a explicar o MME, em nota.

A pasta ainda afirmou que o horário de maior consumo de energia não seria impactado se houvesse a alteração. “Pelas prospecções realizadas pelo ONS, não haveria impacto sobre o atendimento da potência, pois o horário de verão não afeta o consumo no período da tarde, quando se observa a maior demanda do dia”, finalizou.

Apelo da volta do horário de verão

Um grupo de empresários de grandes redes de alimentos e comércio, como McDonalds, Burguer King e Outback, já solicitaram para o presidente Jar Bolsonaro (sem partido) que o horário de verão voltasse a valer este ano. A ideia é que o consumo poderia aumentar e poderia significar um retorno depois de quedas devido a pandemia.

A solicitação não foi atendida pelo presidente, que se manifesta publicamente contrário a medida.  O fim do horário de verão aconteceu ainda em 2019.

Em uma pesquisa, que o governo não revelou detalhes, também afirmaram que a maioria das pessoas desejavam o fim deste horário.

E você é a favor ou não da volta do horário de verão? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.