Crédito consignado: novas regras do INSS visam evitar golpes; confira

As mudanças feitas pelo INSS intentam o freio aos muitos crimes, especialmente ocorridos na Internet

Conforme divulgado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), as novas regras nos empréstimos salariais têm sido efetivas para pensionistas e aposentados para evitar fraudes. A alteração envolve o congelamento e descongelamento do crédito consignado por parte dos tomadores dos produtos financeiros, bem como a localização e formas de pagamento. Confira os detalhes na matéria preparada pelo Notícias Concursos nesta segunda (25).

Saiba o que muda nas regras para o crédito consignado dos pensionistas e aposentados do INSS

Segundo as regras publicadas e divulgadas através do Diário Oficial há um tempo no que diz respeito ao crédito consignado do INSS, os cidadãos que buscam essa linha empréstimo devem atingir o nível prata, bem como o ouro para usar o serviço acima mencionado. Antes disso, o pessoal do nível bronze pode fazer alterações.

Esses níveis referem-se ao registro no sistema do Gov.br. Portanto, quanto mais o cadastro estiver completo, maior será o nível. Para aumentar o seu número, o segurado deve ter permissão para percorrer outros bancos de dados, ler códigos QR ou códigos de acesso.

Sem contar que os documentos oficiais com fotos pessoais (opcional) agora devem ser enviados pelo app ou site do Meu INSS. Este documento também é necessário nos casos de solicitações feitas pessoalmente.

Os pensionistas e aposentados que se desejam bloquear ou desbloquear esses empréstimos, mas não enviaram ainda seus documentos, devem fazê-lo o quanto antes. Assim, conseguirão aprovar o procedimento.

crédito consignado
Crédito consignado: novas regras do INSS visam evitar golpes; confira – Foto: Canva Pro

14º salário ainda em discussão

Desde o começo da pandemia, vem se falando muito sobre o tal pagamento do famigerado 14º salário aos beneficiários do INSS. A intenção é controlar o impacto da crise financeira/econômica desses grupos. Isso se dá especialmente, pois a 13ª parcela do vencimento foi lançada antes do previsto neste ano.

Porém, próximo ao final do ano, com o avanço no país da vacinação, bem como a falta dos recursos do Governo Federal deve haver dificuldades na aprovação desse projeto. Seu texto ainda se mantém em andamento, mas é muito provável que infelizmente não prossiga.

Esta é mais uma medida que o governo ainda tenta introduzir em 2021 para dinamizar a economia e elevar as taxas de juros. Mesmo com a pandemia do país ainda ativa, vem-se tomando medidas visando melhorias em termos financeiros para os cidadãos, algumas assertivas, outras não, como no caso do crédito consignado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.