História no vestibular UEL: tópicos mais cobrados

História na UEL: aquilo que mais cai

A UEL, Universidade Estadual de Londrina, é uma das melhores universidades do país. Dessa maneira, não é de se surpreender que muitas estudantes queiram estudar nessa instituição.

Aqueles que desejam estudar na UEL devem entrar na universidade por meio do vestibular oferecido pela instituição, que ocorre todos os anos.

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe uma lista com os tópicos mais cobrados dentro da disciplina de história, uma vez que essa matéria é uma das mais importantes da prova.

Vestibular UEL: formato da prova

Antes de descobrirmos quais são os tópicos de história mais cobrados, precisamos realizar uma nota sobre o formato desse vestibulares.

Normalmente, o vestibular da UEL é realizado em duas etapas e em duas datas distintas. Este ano, porém, a prova foi realizada em uma etapa única, contendo 50 questões objetivas e uma redação. Quatro dessas questões foram sobre língua estrangeira, dez questões sobre Língua Portuguesa e 36 questões sobre Conhecimentos Gerais (em que a história foi cobrada).

Ainda não podemos ter certeza quanto ao formato da prova da próxima edição, mas é provável que o vestibular seja realizado no formato tradicional (de dois dias). Assim, a disciplina de história poderá ser encontrada na primeira frase e também na segunda, dependendo do curso escolhido pelo estudante.

História na UEL: tópicos mais cobrados

A prova de história da UEL tem o costume de abordar, em questões amplas e normalmente interdisciplinares, o conceito de História, de historiografia, de tempo e de espaço.

Ainda, dentro da história antiga, a Grécia Antiga é um tópico muito abordado, bem como a sua construção e o seu desenvolvimento. A civilização romana pode aparecer também, principalmente em questões que abordam a ascensão e a queda do império.

Somente dois tópicos costumam ser abordados dentro da história medieval: o feudalismo (e a sociedade feudal) e a transição do sistema feudal para o capitalismo primitivo.

Quanto à história moderna, o vestibular da UEL costuma abordar as Grandes Navegações, as corporações de ofício, o Iluminismo, as Revoluções Burguesas e a Primeira Revolução Industrial. É válido ressaltar que esses tópicos são cobrados com maior ênfase nas provas de segunda fase, ou seja, em questões dissertativas.

Quanto à história moderna do Brasil, é provável que apareçam questões sobre o fim do Pacto Colonial e a escravidão.

Por fim, dentro da história contemporânea, os tópicos mais cobrados pela prova da UEL são: a guerra fria, a ditadura militar brasileira, a globalização e a política do neoliberalismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.