O Pacto Colonial: relação entre colonizadores e colonizados

O Pacto Colonial: tudo aquilo que você precisa saber

O Pacto Colonial era um importante acordo que estabelecia o tipo de relação que deveria existir entre a metrópole a sua colônia. O sistema foi usado em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Dessa maneira, esse assunto pode aparecer tanto nas questões de história do Brasil como também nas questões de história geral.

Assim, é essencial que você domine as principais características do Pacto Colonial para responder as perguntas sobre esse tópico nos principais vestibulares brasileiros.

O Pacto Colonial: Introdução

Também denominado de Exclusivo Colonial ou de Exclusivo Comercial Metropolitano, o Pacto Colonial era o acordo feito entre a colônia e a metrópole. O Pacto era realizado entre as mais variadas colônias e suas respectivas metrópoles de todo o mundo. Porém, é importante que ele aconteceu no Brasil também.

O Pacto Colonial tinha como objetivo estabelecer o monopólio do comércio e da extração de riquezas de um país pela Metrópole.

O Pacto Colonial: Principais Características

Em primeiro lugar, o Pacto Colonial tinha como objetivo reforçar ainda mais os interesses do país colonizador sobre aquele que havia sido colonizado, consolidando a sua exploração.

O Pacto estabelecia algumas obrigações para a colônia. Em primeiro lugar, a colônia deveria fornecer as matérias-primas desejas pela metrópole. Essa atitude deveria ajudar no desenvolvimento do país colonizados. Porém, ao mesmo tempo, esse monopólio dificultava a criação de um mercado interno na colônia, uma vez que, se tudo era controlado pela metrópole, a exportação para outros países era praticamente inexistente.

Além disso, o Pacto Colonial estabelecia também que a colônia estaria proibida de realizar qualquer tipo de produção se os artigos produzidos pudessem apresentar alguma concorrência com aqueles produzidos pela metrópole. Assim, mais uma vez, podemos observar o impedimento da construção de um mercado interno.

O Pacto Colonial: Contexto Histórico

O Pacto Colonial foi estabelecido no continente americano a partir do século XV. As potências que realizavam esse acordo com suas respectivas colônias eram Portugal e Espanha.

Essa relação comercial unilateral favorecia unicamente a metrópole. No caso de Portugal, a metrópole foi beneficiada pela existência do Pacto Colonial durante a exploração do pau-brasil, o ciclo da cana de açúcar e o ciclo do ouro.

O Pacto Colonial entre Brasil e Portugal terminou somente no ano de 1808, com a chegada da Família Real ao país. Isso porque, D. João VI realizou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, o que permitia que o Brasil exportasse produtos para mais países e não somente para a metrópole.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.