Português na prova do ITA: aquilo que mais cai

Português no ITA: um resumo

Você sabe que o vestibular do ITA é o mais concorrido do Brasil?

Isso mesmo. O vestibular que permite acesso ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica ocupa o primeiro lugar no quesito concorrência e dificuldade para superar a prova.

O ITA é uma instituição de ensino pública, de caráter militar que oferece ao ano 150 vagas para suas diversas carreiras de engenharia aeronáutica e aeroespacial.

Nos cinco anos do curso, o aluno recebe uma espécie de salário, alimentação e moradia de baixo custo.

Português no ITA: Importância

A alta qualidade dos cursos fazem com que os egressos da escola consigam salários acima da média, caso venham a optar em seguir carreira na vida civil.

Estar preparado para enfrentar esta dura prova é fundamental para você, que tem o ITA como seu foco, seu objetivo de vida.

Assim, para te ajudar a superar essa prova e entrar no ITA, o artigo de hoje trouxe algumas dicas sobre os assuntos de português mais cobrados por esse vestibular.

Vale ressaltar que a disciplina de português é cobrada na primeira fase do vestibular, ou seja, no primeiro dia de provas. Existem 12 questões dessa matéria na prova, que possui, ao todo, 60 perguntas. Dessa forma, percebe-se que é muito importante acertar todas as questões de português para garantir a sua aprovação.

Português no ITA: Aquilo que mais cai

Como mencionado, a prova de Português do vestibular do ITA é considerada uma das mais importantes de todo o processo e, dessa forma, merece uma atenção especial nos seus estudos.

Mas você sabe quais são os tópicos mais cobrados?

Na lista de tópicos que mais aparecem na prova de português do ITA encontramos, em primeiro lugar, a interpretação de texto, que ocupa quase 70% da prova. Isso quer dizer que você vai precisar, durante os seus estudos, aprimorar essa habilidade. Não se trata apenas de ler, mas de interpretar e de conseguir responder questões sobre o texto lido.

Em segundo lugar podemos encontrar a literatura: 16% da prova de português costuma ser sobre movimentos literários e sobre os livros pedidos.

É importante destacar que o ITA possui uma lista de livros obrigatórios. Para o vestibular de 2022, os livros que devem ser lidos por todos os alunos são:

  • Numa e a Ninfa, de Afonso Henriques de Lima Barreto.
  • Antologia Poética, de Carlos Drummond de Andrade.
  • Seminário dos ratos: contos, de Lygia Fagundes Telles.

Questões sobre gramática ocupam o terceiro lugar no ranking de assuntos mais cobrados. Normalmente, cerca de 11% das provas de português são sobre esse assunto.

Por fim, as demais questões podem ser sobre assuntos diversos e sobre questões estilísticas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.