História Geral: descubra o que foi a Guerra das Malvinas

Um resumo completo

Guerra das Malvinas: aquilo que você precisa saber sobre esse evento

O termo “Guerra das Malvinas” é usado para denominar um embate entre a Argentina e a Inglaterra.

O tópico pode ser cobrado por perguntas de história das mais variadas provas do país, mas principalmente naquelas de vestibulares e da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você consiga estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje preparou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre a Guerra das Malvinas. Confira!

A Guerra das Malvinas: definição

A Guerra das Malvinas foi um conflito que começou em abril de 1982 1982 e envolveu dois países: Inglaterra e Argentina. A guerra terminaria em junho do mesmo ano.

A Argentina queria conquistar o arquipélago das Malvinas, localizado a 464 quilômetros de sua costa. Porém, a posse do território já era inglesa, o que gerou o início do conflito.

A Guerra das Malvinas: causas

A guerra começa quando o ditador argentino Leopoldo Galtieri ordena que as tropas do país ocupem as Ilhas Malvinas. Porém, esse território já era posse da Inglaterra desde o século XIX. Galtieri justificou a sua ação afirmando que a proximidade das ilhas indicaria que elas deveriam ser dos argentinos.

A Guerra das Malvinas: características

No dia 2 de abril do ano de 1982, Galtieri começou a Operação Rosário, que tinha como objetivo expulsar os representantes da Inglaterra da ilha de Port Stanley. Pouco depois, o ditador anunciou a integração da ilha ao território argentino.

Contudo, no mesmo dia, os ingleses anunciaram o corte de relações diplomáticas entre Inglaterra e Argentina. A primeira-ministra britânica Margaret Thatcher envia um ataque de mais de 100 navios e quase 30 mil soldados.

A Guerra das Malvinas: fim do conflito

O conflito terminou em 14 de junho de 1982. Os ingleses, com uma marinha muito superior e preparada, venceram o conflito. Porém, é válido ressaltar que quase 700 argentinos e mais de 200 ingleses perderam suas vidas.

Na Argentina, o governo ditatorial é foi enfraquecido devido ao fracasso da guerra, o que contribui para o seu fim. Na Inglaterra, por sua vez, Thatcher usou o sucesso da guerra como propaganda eleitoral para a sua reeleição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.