Vestibular UEL 2024: o que pode cair na prova de Filosofia?

Confira!

Vestibular UEL 2024: tópicos de Filosofia que podem ser cobrados

A UEL, Universidade Estadual de Londrina, recebe alunos de todos os lugares do Brasil. Isso porque, a universidade é considerada uma das melhores de todo o país, oferecendo um ensino gratuito e de qualidade.

Entre as matérias presentes no vestibular, filosofia merece uma atenção especial dos candidatos que desejam conseguir uma boa pontuação na prova. Isso porque, as questões sobre essa disciplina costumam ser muito complexas e abrangentes. 

Dessa forma, para que você consiga se preparar para a próxima edição do processo seletivo, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre os tópicos de filosofia que são cobrados com grande frequência no vestibular da UEL. Vamos conferir!

Filosofia no vestibular UEL: como é cobrado?

Questões de filosofia estão presentes na primeira e na segunda fase do vestibular da UEL. Ainda, temas relacionados à disciplina também podem ser mencionados nas propostas de redação do exame.

Confira, a seguir, alguns dos principais tópicos abordados dentro da disciplina.

O pensamento de grandes filósofos

O candidato deve ser capaz de responder questões sobre os principais pensadores de diferentes períodos da Filosofia. Assim, o aluno deve conhecer o pensamento de Aristóteles, Platão e Sócrates, bem como o de Maquiavel e Montesquieu.

A prova de filosofia da UEL aborda com frequência também os grandes nomes da Filosofia Contemporânea, como Friedrich Nietzsche e Jean-Paul Sartre

Política e ética

Problemas políticos com Estado, sociedade e poder, bem como a conceituação de ética e política são conteúdos extremamente cobrados. Podemos mencionar também as controvérsias da democracia, do poder, da liberdade e dos direitos dos cidadãos, muito abordadas pelas questões da UEL. 

Epistemologia

O estudante deve saber dissertar sobre as origens e as fundamentações do conhecimento, os processos pelos quais os seres humanos adquirem conhecimento e o que os homens podem, segundo diversos pontos de vista, conhecer e ou não.

Estética

O candidato deve ser capaz de conceituar o que é belo segundo diversos filósofos e como podemos definir a essência da beleza. Ainda, perguntas envolvendo o contratualismo, principalmente segundo Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e John Locke, também podem estar presentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.