Concurso Polícia Penal GO: secretário revela detalhes do NOVO edital

Veja mais

O concurso Polícia Penal GO ( Goiás) pode ser liberado a qualquer momento, isso porque, o secretário de Segurança Pública de Goiás (SSP), Renato dos Santos falou que o edital está passando por tratativas.

Renato ainda disse sobre prazos para liberação do documento, confirmando que as tratativas podem durar de 09 meses até 1 ano. Diante disso, o edital pode ser liberado em 2024.

Mais detalhes do concurso Polícia Penal GO

Entretanto, é importante destacar que Josimar Pires Nicolau,diretor-geral da PP GO, afirmou que o certame está previsto ainda para o primeiro semestre de 2023, podendo ser liberado até junho.

O novo edital já tem comissão formada. O grupo será responsável por escolher a banca organizadora, além de viabilizar as etapas da seleção.

Levando em conta a relação de cursos e treinamentos da Escola Superior de Polícia Penal de Goiás, ao todo estão previstas 700 vagas, com curso de formação para o final de 2023.

O concurso Polícia Penal GO ( Goiás) anuncia a previsão de 2.250 vagas para o ano de 2023. O anúncio informou a relação de cursos e treinamentos da Escola Superior de Polícia Penal de Goiás.

De acordo com o documento, ao todo serão 17 turmas divididas entre 10 turmas com 50 vagas para dezembro e 7 turmas com 250 vagas para outubro.

Josimar Pires Nicolau, diretor geral da Polícia Penal de Goiás, ainda deixou claro a realização de um novo edital com total de 500 oportunidades.

Sobre a situação, o Ministério Público falou sobre a necessidade de um certame e a convocação dos aprovados do ano de 2019, último ano em que foi realizada a seleção do órgão. No que se refere as 2.250 vagas, Josimar informou:

Uma de nossas missões em 2023 é qualificar e preparar ainda mais os servidores para que os serviços prestados pela instituição sejam cada vez mais de qualidade”.

É importante destacar também que no ano de 2021 foi publicada a Lei nº 21.157/2021 que altera a nomenclatura do cargo de Agente de Segurança Prisional para Policial Penal.

Sobre o concurso Polícia Penal GO

Para se inscrever é preciso diploma de nível superior. Além da função de zelar pela integridade dos detentos, o policial penal tem o dever de:

  • receber e orientar presos quanto às normas disciplinares, divulgando os direitos, deveres e obrigações;
  • realizar a revista pessoal dos presos e instalações;
  • prestar assistência aos presos e internados, encaminhando-os para atendimento nos diversos setores, sempre que se fizer necessário;
  • verificar as condições de segurança comportamental e estrutural, comunicando as alterações à chefia imediata;
  • acompanhar e fiscalizar a movimentação de presos ou internos no interior das unidades e adjacências;
  • realizar escolta de presos em deslocamentos locais e interestaduais, bem como custodiá-los em unidades de saúde, órgãos judiciais, órgãos públicos e privados, sejam eles municipais, estaduais ou federais;
  • observar o comportamento dos presos ou internos em suas atividades individuais e coletivas;
  • não permitir o contato de presos ou internos com pessoas não autorizadas, dentre outras atribuições.

Vale lembrar que a remuneração prevista no edital é de R$ 4.891,25 e a carga horário previa 40 horas semanais, conforme previsão na Lei n.° 10.460/1988.

Mediante autorização do Ministério Público de Goiás (MP-GO), a Secretaria de Administração do Estado (Sead GO) tem o prazo de 30 dias para se pronunciar sobre realização de novo concurso Polícia Penal GO.

Vale lembrar que recentemente houve um promessa do diretor-geral da corporação, Josimar Nicolau sobre liberação de novo edital em janeiro de 2023. As declarações foram feitas por meio das redes sociais. A expectativa é que haja liberação de 500 vagas para o cargo de Policial Penal.

Antes, os profissionais eram chamados de agentes de segurança prisional. A alteração da nomenclatura aconteceu por meio da Lei nº 21.157/2021 e foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Mediante a solicitação, o MP realizou a convocação de 424 profissionais que aguardavam desde 2019 e desligou profissionais de caráter temporário dando um prazo de 10 dias para que a Sead tome as devidas providências

Quando foi o último edital PP GO?

O último edital do concurso polícia penal GO foi liberado em junho de 2022, ao todo foram 500 vagas. O certame contou com as seguintes fases:

  • Prova objetiva (eliminatória e classificatória);
  • Prova discursiva (eliminatória e classificatória);
  • Avaliação médica avaliação da equipe multiprofissional exclusivo aos candidatos com deficiência (eliminatório);
  • Avaliação física (eliminatório);
  • Avaliação psicológica (eliminatório);
  • Investigação social (eliminatório).

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.