História Geral: antecedentes da Revolução Russa

Confira!

Antecedentes da Revolução Russa: confira quais são eles

O termo “revolução russa” é utilizado para denominar os levantes populares que aconteceram no ano de 1917, na Rússia. 

O tópico é cobrado com uma frequência muito grande pelas principais provas do país, com um destaque para os vestibulares e o ENEM.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com os principais antecedentes da Revolução Russa. Vamos conferir, a seguir, quais são eles. 

Antecedentes da Revolução Russa: introdução

A Revolução Russa foi provocada pela insatisfação popular devido às péssimas condições de vida e ao governo autoritário da dinastia Romanov.

Antecedentes da Revolução Russa: a insatisfação

Os burgueses também se revoltaram contra as ações do governo, uma vez que Nicolau II, que era o czar (“rei”) da época, mantinha a economia em uma crise constante e privilegiava a aristocracia em detrimento da burguesia. Devemos nos lembrar de que esse sentimento de insatisfação de vários setores da sociedade, como a burguesia e a população em geral, cresceu ainda mais depois da derrota da Rússia pelo Japão, em 1904.

No ano de 1905, as manifestações populares de revolta aumentaram. Em janeiro do mesmo ano, por exemplo, a população organizou uma manifestação passiva em frente ao Palácio de Inverno de São Petersburgo, sede do governo. Porém, Nicolau II ordenou o fuzilamento dos manifestantes e mais de mil pessoas perderam as suas vidas. O episódio repercutiu em forma de vários protestos pelo país e ficou conhecido como “Domingo Sangrento”.

Antecedentes da Revolução Russa: o partido

A situação difícil vivida pelos cidadãos russos foi o palco para o aparecimento de personagens importantes no processo revolucionário. Assim, é nesse contexto que podemos observar o nascimento de organizações políticas que davam visibilidade aos indivíduos mais simples e pobres, como os camponeses. O Partido Operário Social Democrata Russo, por exemplo, foi uma peça fundamental na luta contra as injustiças sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.