Bolcheviques e Mencheviques: um resumo

Confira as principais diferenças entre os dois grupos

Bolcheviques e Mencheviques: um resumo sobre os dois grupos

Os termos “bolcheviques” e “mencheviques” são usados para definir os dois grupos que integram o Partido Operário Social Democrata Russo às vésperas da eclosão da Revolução Russa.

Questões sobre os dois grupos são muito comuns, principalmente dentro de provas de vestibulares e do ENEM.

Dessa forma, para que você consiga se preparar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre os bolcheviques e os mencheviques.

Bolcheviques e Mencheviques: definição

Como mencionado, os termos “bolcheviques” e “mencheviques” são usados para denominar os dois grupos que integravam o Partido Operário Social-Democrata da Rússia, a partir do momento em que esse foi dividido no ano de 1903.

Bolcheviques e Mencheviques: características

As duas palavras são russas. “Bolcheviques” significa “maioria” e “mencheviques”, por sua vez, “minoria”, representando a situação de cada grupo dentro do Partido.

A situação vivida pelos russos foi o palco para o aparecimento de personagens importantes no processo revolucionário. É nesse contexto que ocorre a criação de organizações políticas que davam visibilidade à população mais pobre. Dentre esses grupos, podemos citar o Partido Operário Social Democrata Russo.

Bolcheviques e Mencheviques: diferenças

Os bolcheviques eram liderados Vladimir Lenin e os mencheviques, por Yuli Martov. O rompimento dentro do partido aconteceu devido à divergência de ideias entre os dois líderes e os integrantes dos dois grupos.

Lenin e Martov possuíam posições contrárias em relação a diversos assuntos. Lenin afirmava que os camponeses deviam se unir aos operários, uma vez que os dois grupos sofriam abusos tanto da burguesia e do regime czarista de Nicolau II, da dinastia Romanov. O principal objetivo da união dos dois grupos deveria ser, segundo Lenin, a criação de uma ditadura do proletariado. 

Martov, por sua vez, pregava que o partido deveria ser aberto a todos que quisessem lutar pelos ideias da revolução. Ele também acreditava que o processo de implementação do socialismo teria sucesso somente os operários se unissem aos burgueses para desenvolver o capitalismo na Rússia e, somente depois disso, avançar para outro sistema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.