História Geral: a Dinastia Romanov 

A dinastia de Nicolau II

Dinastia Romanov: um resumo completo sobre o tema

O termo “Dinastia Romanov” é usada para denominar uma casa real de origem russa que governou o Império Russo entre os séculos XVII e XVIII.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de história geral dentro das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares.

Dessa maneira, é fundamental que você domine as principais características da dinastia Romanov. Vamos conferir, a seguir, um resumo sobre o tema.

Dinastia Romanov: introdução

O poder da dinastia da família Romanov na atualRússia ultrapassou séculos, estando em vigor dentre os anos de 1613 e 1918. A casa real era composta pela família Romanov, que dava nome à mesma e que comandou umas das maiores nações do mundo com muita dureza.

Os membros da dinastia Romanov administravam o Império Russo colocando o Estado como poder supremo, governando de forma extremamente autoritária.

Dinastia Romanov: cultura

O Império Russo conheceu diversas inovações culturais durante o governo da dinastia Romanov. Dentre as principais, podemos citar aquelas que foram frutos das contribuições de Dostoiévski e de Tolstói, alguns dos principais nomes da cultura russa e também de sua produção cultural.

Dinastia Romanov: autoritarismo

Os Romanov foram comparados aos imperadores romanos devido à imensa prepotência que apresentavam em relação ao poder que detinham sobre os demais. Isso porque, eles concentravam em suas mãos o poder absoluto do governo. Dessa forma, para manter o controle, os Romanov eram capazes de atos extremamente violentos

A longa duração no poder teve a contribuição de fatores onde é possível destacar a lealdade do exército, a confiança dos homens da corte e o respeito praticado pelos súditos que tinham os soberanos Romanov.

Dinastia Romanov: fim da dinastia

A dinastia Romanov acabaria no ano de 1918, como uma consequência direta da Revolução Russa, que havia se iniciado um ano antes.

O último czar da dinastia foi Nicolau II, que ficou no governo do Império Russo por 22 anos. Além dele, os russos tiveram soberanos como Pedro, o Grande, Catarina, a Grande e com eles conquistaram diversos estados, como as atuaisUcrânia e Crimeia.     

No ano de 1918, mais de 15 integrantes da dinastia Romanov foram fuzilados pelos bolcheviques, que haviam tomado o poder da Rússia durante a Revolução Russa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.