História Geral: a Guerra dos Balcãs

Um resumo completo para as suas provas

Guerra dos Balcãs: aquilo que você precisa saber

O termo “Guerra dos Balcãs” é utilizar para definir um conflito que aconteceu na região da península balcânica.

O assunto pode ser abordado dentro de questões de história geral nos vestibulares e na prova do ENEM, principalmente em questões que relacionam o tema à Primeira Guerra Mundial.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a Guerra dos Balcãs. Confira!

Guerra dos Balcãs: definição

Como mencionado, a Guerra dos Balcãs foi um embate que aconteceu na região conhecida como “península balcânica”, dando nome ao conflito.

A guerra aconteceu entre os anos de 1912 e 1913 e envolveu diversos países. São eles: Turquia, Grécia, Montenegro, Sérvia, Bulgária e Romênia.

Guerra dos Balcãs: antecedentes históricos

A segunda metade do século XIX foi caracterizada por uma série de embates na península balcânica. O principal motivo que ocasionava os embates era a luta por territórios que haviam integrado o Império Turco-Otomano.   

Ao mesmo tempo, os conflitos acabaram afetando também outros países, os quais não faziam parte da região da península balcânica. Isso porque, alguns países viram os embates como uma oportunidade de conseguir expandir a própria influência e o próprio poder sobre os territórios que foram dos turco-otomanos, ocasionando uma grande confusão e embates.

Guerra dos Balcãs: características 

No ano de 1912, Sérvia, Grécia, Bulgária e Montenegro criaram a chamada “Liga Balcânica”, com o objetivo de conquistar novos territórios na região dos balcãs.

A Guerra dos Balcãs começou no mesmo ano e, durante o período, a Liga conquistou importantes territórios que haviam sido do Império Turco-Otomano. Ao mesmo tempo, diversos conflitos explodiram  entre a Bulgária e Sérvios, Romênia e Bulgária e, até mesmo, entre os participantes da própria Liga dos Balcãs.

Guerra dos Balcãs: Primeira Guerra Mundial

A Guerra dos Balcãs ocasionaria a chamada “questão balcânica”, que seria um dos motivos que levariam ao início da Primeira Guerra Mundial. Isso porque, o herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando, organizou uma viagem até a cidade de Sarajevo, capital da Bósnia, para organizar formar um único império, que incluiria a Bósnia e a Herzegovina.

Porém, um atentado provocou a morte do arquiduque e as negociações foram abandonadas. Diante do Atentado de Sarajevo, os austríacos declararam guerra aos sérvios, dando início à Primeira Guerra Mundial.     

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.