Haddad confirma valor do novo salário mínimo para 2025

Ministro da Fazenda revelou o valor do salário mínimo para o ano de 2025. Imprensa vazou informação na manhã desta segunda, 15

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) confirmou em entrevista na tarde desta segunda-feira (15) que o valor do salário mínimo para o ano de 2025 será de R$ 1.502. Esta é a projeção do governo federal para o patamar que será seguido no próximo ano.

A confirmação não chega a ser uma novidade, porque já na manhã desta segunda (15), alguns jornalistas vazaram a informação. Ao ser questionado sobre a veracidade do dado, Haddad confirmou que houve um vazamento, mas que o vazamento está correto.

“Nós não costumamos antecipar os dados da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) antes da entrevista oficial. Mas vazaram esses dados, e aí a imprensa toda está dando. Eu até me desculpo por estar falando disso antes das 17 horas, que é o horário combinado. Mas, sim, os dados são esses”, disse o ministro da Fazenda.

O valor do novo salário mínimo

Com a confirmação de Fernando Haddad, é possível indicar que estamos falando de uma alta de 6,37% em comparação com o valor atual. Hoje, o piso nacional é de R$ 1.402.

Este aumento representa também um reajuste real, ou seja, acima da inflação que está sendo projetada para este ano de 2024. Vale lembrar que aumentar o salário mínimo de maneira real foi uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

A LDO é apenas uma primeira previsão do governo federal para o cenário econômico do país para o próximo ano. Isso quer dizer que os valores projetados podem passar por sucessivas mudanças. O plano de orçamento oficial será enviado apenas em agosto.

Haddad confirma valor do novo salário mínimo para 2025, e surpreende brasileiros
Aumento real do salário mínimo foi promessa de Lula. Imagem: Agência Brasil

O que muda para o trabalhador?

Mas afinal de contas, como este novo sistema de aumento real impacta a vida do trabalhador? É possível dizer que esta é uma notícia positiva porque o empregado vai passar a ter uma garantia de que ele vai conseguir ter um aumento real do salário todos os anos.

Pelas regras anteriores, a Constituição exigia que o salário mínimo fosse elevado todos os anos. Mas o governo em vigência deveria levar em consideração apenas um ponto: a inflação do ano anterior. Isso significa que a obrigação era apenas cobrir o rombo inflacionário.

Não existia, portanto, a obrigação de bancar um aumento real do salário mínimo. O governo em vigência poderia conceder esta elevação para além da inflação se quisesse, mas não era obrigado a fazer isso. Este sistema mudou já a partir deste ano de 2024.

Com esta prática de aumento real, o dinheiro elevado para o trabalhador acaba sendo sentido, já que o aumento do salário foi maior do que o aumento do preço dos produtos. Na prática, o cidadão acaba podendo comprar mais itens do que costumava comprar antes da elevação.

Plano deve ser seguido nos próximos anos

De acordo com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o governo federal deve seguir nos próximos anos com a política de ganho real do salário mínimo. Este é o sistema que permite que o trabalhador receba um reajuste sempre acima da inflação que foi registrada no ano anterior.

“A determinação do presidente Lula é: ‘eu quero trabalhador com carteira de trabalho assinada, mas eu quero trabalhador ganhando bem, tendo renda’. É isso que ele determinou, que o salário mínimo venha sempre com um aumento acima da inflação”, disse ela.

“E o último pedido – e esse a gente segura de todo jeito – ‘não deixem a inflação subir e comer o salário do trabalhador brasileiro’. Com inflação controlada como está não só os preços dos alimentos caíram. Temporariamente o feijão e o arroz subiram, mas vai cair. Mas eu quero dizer pra vocês que estamos determinados a cumprir a determinação do presidente Lula”, seguiu ela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.