Hábito de perguntar: Um caminho para a aprendizagem

hábito de perguntar pode proporcionar uma série de efeitos positivos na vida de qualquer pessoa. É claro que esses efeitos serão atingidos quando as perguntas certas forem feitas no momento adequado – como no caso de questionamentos profissionais.

Dessa forma, listamos a importância e os benefícios de fazer as perguntas ideias no seu dia a dia de trabalho. Confira por que você deve deixar a “vergonha” de lado na hora de saber mais sobre algo importante!

Qual a importância e os benefícios de ter o hábito de perguntar?

O hábito de perguntar é muito percebido na infância. Quem nunca reparou em um pequeno perguntando “por quê” o tempo todo, não é mesmo?

Na infância, isso é muito natural. Afinal, é a forma como a criança irá aprender e absorver uma série de informações sobre o mundo.

Porém, à medida que o tempo passa, começamos a ficar um pouco “encabulados” quando o assunto é não saber alguma coisa. Fingimos que sabemos, por medo de perguntar algo que possa parecer bobo.

Assim, vamos caminhando em nossa vida profissional impedindo que possamos aprender mais e mais com os nossos colegas e gestores.

Por isso, abaixo listamos a importância e os benefícios de perguntar quando necessário. Perca o medo fazer questionamentos importantes e invista nas dúvidas certas para impulsionar ainda mais a sua rotina de trabalho! Veja:

1. Minimiza a necessidade de retrabalho

Quando incluímos o hábito de perguntar no nosso dia a dia de trabalho, diminuímos a chance de retrabalho. Isto é, deixamos de fazer algo porque “achamos que é assim” e passamos a fazer o que realmente deve ser feito. Consequentemente, as chances de estarmos alinhados, à proposta de um determinado projeto, são muito maiores. E isso pode garantir que atuemos de forma mais assertiva, objetiva e otimizada.

2. Alinha as expectativas

Perguntar pode ajudar a alinhar as expectativas. Às vezes, você enxerga uma tarefa como algo grandioso e que deve ser feito para ontem. Porém, na realidade, o seu gestor não colocou a mesma expectativa no projeto.

Não estamos dizendo que você deva fazer algo medíocre, mas sim, queremos dizer que alinhar as expectativas pode ajudar na hora de criar a sua lista de prioridades. Para isso, o hábito de perguntar é bem relevante.

3. Aproxima as pessoas no ambiente de trabalho

Você pode ficar ainda mais próximo dos seus colegas ao perguntar com mais frequência. Afinal, essa sua postura será a porta de entrada para os mais diversos tipos de diálogos e trocas.

4. Garante uma aprendizagem constante

A pergunta nos ajuda a aprender. Isso porque quando achamos que já sabemos o bastante, as perguntas podem abrir caminhos para outros pontos de vista desconhecidos. E são esses pontos de vista que nos ajudam na hora de aprender algo novo e de fora da nossa realidade.

5. Garante uma postura mais proativa no trabalho

O hábito de perguntar também ajuda a garantir uma postura mais proativa no trabalho. Isto é, não espere que digam o que você deve fazer, pergunte! Demonstre interesse em saber mais e esteja ativo nesse sentido. Dessa forma a sua imagem profissional se tornará ainda mais valiosa, pode acreditar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.