Guerra na Ucrânia pode aumentar a inflação no Brasil

A guerra que está sendo travada entre a Rússia e a Ucrânia pode acabar colocando mais pressão na já alta inflação do Brasil e isso de fato também pressionará as chances de que o país passe pelo segundo ano consecutivo dê melhora na sua economia.

A pressão na inflação deve se dar pela alta das commodities, como o preço do barril do petróleo que chegou aos US$ 139. Apesar das incertezas que estão marcando o cenário atual, a tendência é de que se o conflito bélico não terminar, o Brasil será altamente prejudicado, sobretudo em relação aos alimentos e ao preço do petróleo.

Veja como a crise na Ucrânia pode afetar a inflação no Brasil

A alta do preço do petróleo preocupa e acaba sendo uma grande dor de cabeça até que realmente se tenha conhecimento de até que ponto o preço do combustível será afetado no Brasil. Deve haver um rápido repasse do preço do combustível aos consumidores, com a possibilidade real de que a gasolina passe de pelo menos os R$ 8 ao litro.

Os ajustes da gasolina e diesel no Brasil são sempre considerados de acordo com a cotação do barril de petróleo no exterior. Neste momento o preço do combustível representa até 6% da inflação no país e caso os preços se mantenham em níveis elevados, esse impacto em 2022 poderá ser ainda maior do que aconteceu nos últimos anos.

Fertilizantes também são um problema ao país

Além dos combustíveis, os fertilizantes também passam a ter efeitos prontamente sentidos pelo início da guerra. A Rússia passou a restringir a exportação de fertilizantes para o resto do mundo, com os preços devendo passar por novas escaladas nas próximas semanas.

O conflito também poderá afetar as atividades econômicas por portos em todos os cantos do mundo. E se a guerra continuar se intensificando nos próximos meses, a economia brasileira também poderá esperar por faltas de produção nas suas safras durante o resto de 2022 e 2023, o que poderá colocar uma pressão adicional sobre a inflação.

Caso o plantio no Brasil não comece a partir do segundo semestre, não teremos um espaço considerável para que ocorra avanços na produção agrícola do país até o final do ano.

Nova projeção de inflação para o Brasil em 2022

De acordo com a previsão mais recente que foi feita pelo banco francês BNP Paribas, a inflação no Brasil foi recalculada e deverá encerrar o ano entre 6 a 7%. As expectativas de uma inflação mais próxima de 5% parece que ficará para trás mesmo.

Além da Inflação, outra previsão de alta que foi realizada pelo BNB Paribas é em relação a taxa Selic, que é definida pelo Banco Central do Brasil e serve para medir a taxa básica da economia. A instituição acredita que novos reajustes serão feitos no Brasil, para conter o preço do dólar e proteger os investimentos de renda fixa, podendo chegar a 13,75%, neste momento fixada em 10,75%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.