Período Regencial: Revolta da Cabanagem

Revolta da Cabanagem: vai cair na sua prova!

A Revolta da Cabanagem foi uma das tantas revoltas que marcaram o instável Período Regencial.

O assunto é cobrado com uma grande frequência nos principais vestibulares, vestibulares militares e concursos do país. A Cabanagem pode aparecer também na prova do ENEM.

Revolta da Cabanagem: Definição

A Revolta da Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840. O evento ocorreu na província do Grão-Pará, território em que hoje se localizam os estados do Pará, do Amazonas, do Amapá, de Roraima e de Rondônia.

Revolta da Cabanagem: Antecedentes Históricos

O Período Regencial foi uma fase da história brasileira marcada por uma grande instabilidade política e econômica. Isso porque, o Período Regencial é um período de transição, uma vez que todos aguardavam a maioridade de D. Pedro II. Enquanto isso, o país era governado por aqueles denominados de regentes.

Ainda, o contexto mundial também era muito conturbado. Lembre-se das revoluções liberais que estavam acontecendo na Europa em 1830.

Além disso, nesse período muitas regiões sofriam com a miséria e com precárias condições de vida, situação enfrentada por grande parte da população.

Dessa maneira, esse contexto como um todo foi o estopim para a série de revoltas que aconteceria em todo país durante o Período Regencial.

Revolta da Cabanagem: Os embates

A Revolta da Cabanagem recebe esse nome devido ao fato de a maioria dos participantes morarem em cabanas precárias nas beiras dos rios da região. Dessa maneira, devido à essa condição, eles ficaram conhecidos como cabanos.

Os cabanos eram muito pobres e sofriam com a falta de trabalho, com as péssimas condições de vida e com o abandono por parte do governo regencial. Além disso, a elite latifundiária local também estava insatisfeita com o governo, devido ao fato de não aprovarem o presidente que o governo regencial tinha nomeado para a província.

Dessa forma, pode-se afirmar que a população almejava melhores condições de vida e novas oportunidades de trabalho. A elite, por outro lado, desejava mais participação nas decisões políticas e administrativas e uma maior autonomia para a província.

Assim, os cabanos e a elite local, apesar das diferentes motivações, se unem com o objetivo de lutar contra o governo e conquistar a independência da província do Grão-Pará.

Revolta da Cabanagem: Desfecho

A revolta durou 5 anos e foi marcada por conflitos extremamente violentos, execuções e prisões.

Os revoltosos conseguem, mesmo em meio às fortes respostas do governo, assumir o poder da província por 5 anos. O conflito irá terminar somente no ano de 1840, com o fim do Período Regencial e o início do Segundo Reinado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.