Guedes diz que AUXÍLIO BRASIL tirou pessoas das ruas; veja

Em entrevista, Ministro da Economia disse que Auxílio Brasil tirou pessoas das ruas e disse que ninguém mais vende água nos sinais

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, participou nesta segunda-feira (26) de uma palestra na cidade de Salvador, na Bahia. Entre outros pontos, o chefe da pasta econômica voltou a elogiar o Auxílio Brasil do Governo Federal, e disse que os pagamentos do benefício teriam ajudado a tirar as pessoas das ruas. O Ministro também defendeu a política econômica do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Desenhamos os programas sociais juntos. Preservamos 11 milhões de empregos. Lançamos uma camada de proteção para 68 milhões de brasileiros, para que puderem sobreviver. Não tem mais ninguém nos sinais vendendo água, nos estádios de futebol. Por que isso? Auxílio Brasil é o nome”, defendeu Guedes.

“Todo mundo está com dinheiro para viver. Não é nem sobreviver, é viver mesmo. Já a classe média está gerando emprego e renda”, falou o Ministro da Economia. Em entrevista na última semana, o chefe da pasta econômica chamou de mentirosos os dados que apontam que mais de 33 milhões de brasileiros passam por algum grau de fome no país hoje.

“As exportações estão voando, passamos de meio trilhão. O Brasil é uma potencia digital, ambiental, energética, alimentar. Não dependemos de nada, só temos que trabalhar. O Brasil recebe 6 bilhões de turistas por ano. Somos uma das cinco economias mais fortes do mundo”, seguiu o Ministro da Economia.

“Está escrito. Só temos que confiar em nós mesmos. Temos tido um desempenho menor, do que quem nos subestimava. Não podemos subestimar o brasileiro mais pobre. Precisamos confiar nele. Pode ser que 2% façam bobagem com o dinheiro, mas 98% vai saber como usar esse dinheiro”, completou ele.

Empregos

Dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que os números do desemprego realmente estão em queda no Brasil. Quando se considera os dados dos últimos meses, há uma tendência de queda.

Contudo, o Ministro erra ao fazer uma relação entre o pagamento do Auxílio Brasil e a diminuição da informalidade. Ainda conforme dados do IBGE, o número de trabalhadores informais atingiu recorde de mais de 39 milhões considerando o trimestre que se encerrou em maio deste ano.

O Ministro não apresentou nenhum dado que aponta que os pagamentos do Auxílio Brasil foram responsáveis pela suposta diminuição do número de pessoas nas ruas. Pesquisa divulgada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aponta que metade dos cidadãos que se encontram em situação de rua não consegue se inscrever no Cadúnico.

O Cadúnico é a lista que o Governo Federal utiliza para decidir quem são as pessoas que podem receber o dinheiro de programas como o Auxílio Brasil. Assim, se boa parte dos moradores de rua não conseguem entrar neste sistema, é fato que eles também não conseguem receber o benefício, e muito menos sair das ruas por causa dele.

Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é um programa social de autoria do Governo Federal, aprovado pelo Congresso Nacional ainda no final do ano passado. Dados mais recentes do Ministério da Cidadania apontam que mais de 20,65 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do benefício, que paga R$ 600 mínimos por família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.