Guedes: “Brasil é um país com 200 milhões de trouxas sendo explorados”

“O Brasil é um país com 200 milhões de trouxas sendo explorados”, disse Paulo Guedes, ministro da Economia, na manhã desta terça-feira (02) em participação no podcast Primocast. A declaração foi dada em meio as críticas que o governo abandonou a agenda liberal, principalmente por conta da intervenção do presidente Jair Bolsonaro na Petrobras. A fala de Guedes faz referência ao estado inchado e à desvalorização da classe média.

“O estado empresário faliu, acabou”, afirmou o ministro. “O Brasil foi um dos países que mais gastou com educação, mas a grana não chega. O estado gasta muito e gasta mal”, completou.
Guedes apontou a privatização de empresas e reformas econômicas como uma alternativa para diminuir a máquina pública e dar seguimento a agenda liberal. As reformas tributárias e administrativas devem ocorrer após aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Emergencial.
No podcast Guedes ainda foi questionado sobre as possíveis dificuldades que podem ser enfrentadas com assas pautas no congresso.  “A primeira dificuldade é que tem muita gente pendurada lá. Os lobbys são muito fortes das estatais. São os chamados ‘piratas privados’’, argumentou. 
Para se ter uma ideia,  a medida provisória que propõe a privatização da Eletrobras ganhou, em 6 apenas dias, 570 emendas. As alterações julgadas necessárias foram feitas por deputados e senadores. Isso é uma prova que aspectos da agenda liberal, como a desestatização, terão dificuldades de serem implementados no Brasil de imediato. 
Com o Brasil enfrentando uma das maiores crises, Guedes incentivou que as pessoas invistam na bolsa de valores. Por outro lado, não se manifestou informando sobre a retomada do auxílio emergencial. A expectativa é que o benefício assistencial seja anunciado em março. 

Guedes: “Brasil segue no caminho certo”

Paulo Guedes ainda declarou que o Brasil tem seguido “no caminho certo”, economicamente falando.  “Para virar a Argentina, seis meses; para virar Venezuela, um ano e meio. Se fizer errado, vai rápido. Agora, quer virar Alemanha, Estados Unidos? [São necessários] dez, quinze anos na outra direção”, defendeu. 
“Você prefere juro baixo, muito investimento, emprego, renda, Bolsa subindo, todo mundo ganhando, estourando champagne, um país da prosperidade, ou prefere ir para a Venezuela?”, declarou sem utilizar argumentos concretos. Essa não é a primeira vez que o ministro crítica a Venezuela e seu governo. Essa é uma constante narrativa defendida pelo governo.O primocast é mediado pelo ‘Primo Rico’, o youtuber e investidor Thiago Nigro. Confira a entrevista com Paulo Guedes na íntegra. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.