Grávida pode pintar o cabelo? Mito ou verdade?

Você sabia que uma mulher grávida pode pintar o cabelo e que isso não acarreta malefícios para a saúde do bebê? Não parece verdade, não é mesmo? Porém, especialistas apontam que sim, a mulher pode pintar o cabelo durante a gestação.

Isso porque os produtos químicos para pintar cabelos não apresentam uma grande quantidade de agentes que possam ser agressivos para a saúde da mãe e do bebê. Porém, existem alguns cuidados que devem ser tomados para que o processo seja o mais saudável possível.

Pensando nisso, fizemos este breve guia com todas as recomendações para que o procedimento seja o mais qualificado e benéfico para a mamãe e o seu futuro filho. Acompanhe e entenda!

Qual o momento mais seguro para pintar o cabelo?

Especialistas no assunto recomendam que a mulher pinte o cabelo apenas a partir do terceiro mês de gestação, tendo em vista que antes desse período a musculatura e o corpo do bebê ainda não se formou.

Assim, caso a mulher venha a pintar o cabelo de uma maneira errônea antes desse período, ela poderá ocasionar a intoxicação do bebê que, mais tarde, poderá desencadear malformações.

Por isso, se você é apaixonada por pintar os cabelos, procure investir nas tinturas apenas depois do primeiro trimestre.

Existe alguma cor mais segura?

O recomendado é que a mulher use tinturas mais suaves, com cores não tão intensas. Isso porque quanto mais forte e intensa é uma cor, mais química ela possui para penetrar na fibra capilar.

Da mesma forma, prefira produtos à base de água e que sejam livre de amônia, pois esse tipo de tintura tende a ser muito mais leve e menos propensa a causar problemas de saúde (e isso vale para mulheres grávidas e não gestantes).

Como a grávida pode pintar o cabelo para o procedimento ser mais seguro?

Já que mulher grávida pode pintar o cabelo, o que podemos fazer para tornar esse momento mais seguro? Existem alguns cuidados que devem ser tomados no momento do uso da tintura. São eles:

  • Pinte os seus cabelos em um ambiente arejado, a fim de impedir que você inale muitos agentes químicos que possam exalar da tintura.
  • Não ultrapasse o tempo de descanso da tintura. Se a embalagem recomenda 20 minutos, deixe agindo apenas 20 minutos. Se você ultrapassar esse tempo, o seu corpo poderá absorver ainda mais agentes químicos.
  • Lave bem o couro cabeludo depois de pintar os cabelos. É imprescindível que você remova os resíduos de uma maneira qualificada, impedindo um excesso de absorção química.
  • Já mencionamos acima, mas vale o destaque novamente: apenas pinte o seu cabelo após os três primeiros meses de gestação.
  • Use as luvas de proteção e evite ao máximo que a tinta entre em contato com outras partes do corpo, como pele do pescoço, ombros, costas, etc.

Ao seguir essas recomendações a grávida pode pintar o cabelo com mais segurança e cuidado. E assim, desfrutar de fios lindos, bem hidratados e tudo isso sem prejudicar a sua saúde ou a saúde do bebê.

Veja também: Exercícios físicos para grávidas: Quais os melhores?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.