GRANDE AVISO GERAL para os brasileiros do INSS como benefício cancelado e você precisa ver

Quem tem o benefício do INSS cancelado sabe o quanto isso pode ser frustrante e preocupante. Afinal de contas, essa é, muitas vezes, a única ou a principal renda familiar que o segurado possui.

Por isso, é muito importante saber quais os motivos que podem levar ao cancelamento do benefício e o que fazer, caso ele seja suspenso. Desse modo, hoje vamos explicar tudo sobre esse assunto.

Benefício do INSS cancelado: quais as possíveis causas?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece diversos benefícios aos trabalhadores brasileiros. Entre eles, aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros. 

No entanto, esses benefícios podem ser cancelados em determinadas situações, podendo gerar preocupação para os beneficiários. A seguir, vamos explicar as possíveis causas para isso acontecer e o que fazer para resolver o problema.

1. Falta de atualização de cadastro

Uma das razões para ter o benefício do INSS cancelado é a falta de atualização do cadastro. Assim, é importante manter os dados pessoais e de contato sempre em dia. Afinal, o INSS pode precisar entrar em contato com o beneficiário para solicitar informações adicionais ou pedir a realização de uma nova perícia médica

Então, se o endereço ou telefone não forem atuais, a autarquia pode não conseguir contatar o beneficiário e decidir pelo cancelamento do benefício.

2. Retorno ao trabalho

Se o beneficiário do auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez retornar ao trabalho, o benefício pode ser suspenso ou cancelado. Isso ocorre porque esses benefícios se destinam a pessoas que não podem trabalhar devido a uma condição de saúde. 

Então, se o beneficiário voltar a exercer atividades remuneradas, é necessário informar ao INSS para que se avalie a possibilidade de cancelamento ou suspensão do benefício.

3. Não comparecimento à perícia médica pode acarretar no benefício do INSS cancelado

A perícia médica é um dos principais meios utilizados pelo INSS para avaliar a necessidade de concessão de um benefício. Dessa forma, se o segurado não comparecer às perícias, o benefício pode ser suspenso. Aliás, vale lembrar que é responsabilidade do beneficiário agendar a perícia com antecedência e comparecer no horário.

4. Falta de comprovação de vida

Para evitar fraudes e manter a segurança dos pagamentos, o INSS exige que os beneficiários realizem anualmente a comprovação de vida. A saber, essa comprovação pode ser feita de várias formas, como comparecimento a uma agência do INSS ou por meio de um sistema online. 

Por isso, se o aposentado ou pensionista não realizar a comprovação de vida dentro do prazo, pode ter a renda previdenciária suspensa.

O que fazer se tiver o benefício do INSS cancelado?

Se você tiver o benefício do INSS cancelado, precisa procurar uma agência do INSS para solicitar a reativação ou o restabelecimento do benefício. Assim, você pode agendar o atendimento pelo telefone 135, pelo site ou pelo aplicativo do Meu INSS

No caso de suspensão, o beneficiário deve procurar a agência para regularizar a situação, como o não comparecimento à perícia médica, por exemplo.

Agora, se o benefício foi cancelado de forma permanente, o ideal é procurar um advogado previdenciário para receber orientações legais.

Para evitar que ocorra o cancelamento dos benefícios da Previdência, é importante manter os dados cadastrais sempre em ordem. Além disso, também é essencial cumprir todas as determinações da autarquia, como prova de vida, perícia médica, etc.

Então, fique atento com essas medidas preventivas e evite ter o benefício do INSS cancelado.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.