• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Início Direitos do Trabalhador

Governo proíbe demissões de funcionários por não se vacinarem contra a Covid-19

Cristina Ribeiro por Cristina Ribeiro
7 de maio de 2025, 10:34h
em Direitos do Trabalhador
Imagem: Pexels

Imagem: Pexels

Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

Na última segunda-feira (1º/11) o Diário Oficial da União (DOU), publicou uma portaria do Ministério do Trabalho e Previdência proibindo empregadores de demitir funcionários que não estão vacinados contra a Covid-19.

Em nota, o Governo considerou “discriminatória” a exigência da comprovação de imunização, chamado popularmente de passaporte da vacina, em processos seletivos e contratações. Além disso, o empregador fica impedido de demitir por justa causa funcionário que não estão imunizados contra a Covid-19.

“Considera-se prática discriminatória a obrigatoriedade de certificado de vacinação em processos seletivos de admissão de trabalhadores, assim como a demissão por justa causa de empregado em razão da não apresentação de certificado de vacinação”, diz trecho do documento.

Vacinação de trabalhadores – a questão continua

Muitos concordam que a vacinação em massa é o meio mais rápido para a retomada da economia. Para Thamires Pandolfi Capello, Fundadora do Health Talks BR e Coordenadora e professora em Direito Médico na FASIG, “a corrida vacinal alcançou resultados rápidos e eficazes em um curto espaço de tempo e as vacinas desenvolvidas foram tidas como esperança para a retomada – aos poucos – da vida ‘normal’. As campanhas de vacinação avançam ao redor do mundo e com esse avanço o número de casos graves e mortes estão apresentando a tão esperada queda”.

📲 Receba as principais notícias e oportunidades no seu WhatsApp!

QUERO ENTRAR AGORA →

Ela afirma ainda que existe respaldo técnico e jurídico na aplicação da demissão por justa causa de colaboradores que se recusam a se vacinarem. Contudo, tal medida só poderá ocorrer após um programa de conscientização coletivo, seguindo o guia técnico emitido pelo Ministério Público do Trabalho. O guia orienta que o esforço principal da parte das empresas deve ser na informação e conscientização. Além disso, as demissões devem acontecer após advertência prévia com orientação individual.

O polêmico passaporte sanitário

Oficialmente, ainda não existem restrições sanitárias por parte das empresas para contratação ou trabalho presencial. Alguns estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, criaram um passaporte de vacinação voltado para determinadas atividades, como festas, eventos esportivos, shows e congressos.

Na Itália, desde o dia 15 de Outubro, passou a vigorar o passaporte da vacina da Covid-19. A medida gerou manifestações e ameaças de greve no país. De acordo com o governo italiano, o objetivo da medida é estimular a campanha de vacinação.

VocêPode Gostar

Trabalhadora segura documentos e dinheiro em frente a uma agência da Caixa representando o Saque Calamidade do FGTS

Prazo acaba domingo (23): confira quem pode solicitar o Saque Calamidade do FGTS de R$ 6.220

22 de agosto de 2026, 13:59h
Pessoa consulta o celular e segura dinheiro em área atingida por enchente durante situação de calamidade relacionada ao Saque Calamidade do FGTS.

Saque Calamidade do FGTS 2026: veja quem tem direito, valor disponível e como solicitar

21 de agosto de 2026, 22:38h
Homem consulta documento de recurso do INSS em uma agência de atendimento.

INSS pode liberar benefício automaticamente após recurso aprovado; governo avalia mudança

20 de agosto de 2026, 11:59h

Outros países também colocaram suas restrições. Na França, por exemplo, pessoas que não comprovarem que estão vacinadas ou recém curadas da Covid-19 não podem frequentar cinemas. Em algumas cidades dos Estados Unidos, a mesma regra é válida para restaurantes, enquanto na Áustria há rigidez no controle de quem pode frequentar os museus locais.

Mas o passaporte vacinal não tende a ganhar força no Brasil. Apesar de elogiar os passaportes da vacinação impostos em algumas cidades, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou não ver razoabilidade no passaporte da vacina, por acreditar que se trata de uma medida que “cerceia a liberdade das pessoas”.

Bem estar coletivo X individual

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, seguiu-se o debate sobre sua obrigatoriedade. Na esfera trabalhista, a questão maior é se o empregador pode exigir a vacinação do trabalhador, e quais as consequências, caso ele recuse.

Na área do Direito, muitos entendem que, pela gravidade da situação, e por se tratar de caso de saúde coletiva, o direito individual seria afastado, dando preferência ao direito coletivo.

Para compreender essa questão, é preciso relembrar aspectos importantes que envolvem a saúde pública. Cuidados para evitar doenças envolvem ações individuais (como lavar as mãos, escovar os dentes) e ações coletivas (como políticas públicas para evitar a contaminação da água).

Podemos citar como exemplo o tabagismo, que produz danos individuais, para a pessoa que fuma, e danos coletivos, como a poluição atmosférica, que leva outras pessoas a também terem problemas respiratórios.

Vacinação: o que diz a lei?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que cabe às empresas cumprir e estabelecer normas de segurança e medicina do trabalho para evitar doenças ocupacionais.

A nossa Constituição da República de 1988 também assegura o direito do trabalhador a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança, conforme preveem os artigos 6º e 196:

“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.

“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Lei de enfrentamento à pandemia

A lei 13.979/20 dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19, responsável pelo surto de 2019, em seu artigo 3º, inciso III, prevê:

“Art. 3º. Para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional de que trata esta Lei, as autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências, entre outras, as seguintes medidas:

III – determinação de realização compulsória de:

  • a) exames médicos;
  • b) testes laboratoriais;
  • c) coleta de amostras clínicas;
  • d) vacinação e outras medidas profiláticas.

Baseado nisso, muitos advogados trabalhistas entendem que a vacinação de empregados deve ser obrigatória, uma vez que essa medida coletiva é necessária para a preservação da vida e da economia em sociedade.

Da mesma maneira, o distanciamento social, associado ao uso obrigatório de máscaras e às campanhas de higiene, devem continuar sendo priorizado nos ambientes de trabalho presenciais.

E quando é o empregador que não cumpre as normas?

Muitos entendem que aqui cabe a “justa causa patronal”. Da mesma forma que é dever do empregado acatar as orientações de saúde e segurança, cabe também ao empregador zelar pela integridade física do seu funcionário.

Assim, quando o empregador deixar de implementar medidas de combate a Covid-19, criar impedimentos à vacinação do trabalhador ou descumprir com as normas de segurança existentes, a rescisão indireta poderá ser pleiteada pelo empregado.

Este respaldo existe no artigo 483 da CLT. Ali estabelece que poderá ocorrer a rescisão indireta “quando o empregado correr perigo manifesto de mal considerável”.

Tags: Justa causa à negativaMotivos da justa causaObrigatoriedade da vacinaçãoVacinação contra Covid-19
Postagem anterior

Auxílio Brasil: nova linha de pobreza deve se aproximar dos R$ 200

Próxima postagem

Governo registra aumento da procura por entrada no Cadúnico

Cristina Ribeiro

Cristina Ribeiro

Redatora web e Tecnóloga em Processos Gerenciais, agora dedicada à escrita sobre direitos dos trabalhadores e benefícios sociais. Meu objetivo é democratizar o acesso à informação, garantindo que todos conheçam seus direitos.

Artigos Relacionados - Posts

Trabalhadora segura documentos e dinheiro em frente a uma agência da Caixa representando o Saque Calamidade do FGTS
FGTS

Prazo acaba domingo (23): confira quem pode solicitar o Saque Calamidade do FGTS de R$ 6.220

22 de agosto de 2026, 13:59h
Pessoa consulta o celular e segura dinheiro em área atingida por enchente durante situação de calamidade relacionada ao Saque Calamidade do FGTS.
FGTS

Saque Calamidade do FGTS 2026: veja quem tem direito, valor disponível e como solicitar

21 de agosto de 2026, 22:38h
Homem consulta documento de recurso do INSS em uma agência de atendimento.
INSS

INSS pode liberar benefício automaticamente após recurso aprovado; governo avalia mudança

20 de agosto de 2026, 11:59h
Idoso segura cédulas em frente a uma agência da Caixa, representando os pagamentos do INSS e do BPC em agosto.
BPC

INSS e BPC de agosto: confira calendário de pagamentos, valores e quem tem direito

19 de agosto de 2026, 19:26h
Estagiária preenche formulário em uma unidade do INSS para iniciar contribuição previdenciária.
INSS

INSS: estagiários podem contribuir e começar a contar tempo para a aposentadoria; entenda como funciona

19 de agosto de 2026, 16:38h
Cédulas de real ilustram mudanças propostas para o crédito consignado do INSS.
INSS

INSS: projeto na Câmara prevê fim da margem específica para cartão de crédito consignado

19 de agosto de 2026, 14:37h
Próxima postagem
Foto: Reprodução

Governo registra aumento da procura por entrada no Cadúnico

gestão financeira empresarial Cartão de Crédito, MEI, Nubank, Nubank PJ, empreendedor, NuInvest , Nubank, mercado de investimentos, investidor, investimentos, economia, finanças, , Nubank, Pix, PJ, economia, Pix Nubank NC NuSócios Cartão de crédito sem anuidade

NuSócios: o programa inédito do Nubank que vai transformar clientes em sócios

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Candidata se prepara para concursos de Câmaras Municipais em Minas Gerais.

Quer trabalhar em uma Câmara Municipal? Concursos em MG pagam salários acima de R$ 6 mil e abrem inscrições nesta segunda-feira (24)

23 de agosto de 2026, 21:38h
Bombeiros de Roraima em formação durante solenidade oficial em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar.

Concursos dos Bombeiros-RR: editais com 300 vagas e salários de até R$ 13.817,22 encerra inscrições nesta segunda (24)

23 de agosto de 2026, 20:32h
Policiais civis do Maranhão em frente a uma delegacia durante operação, representando o concurso da Polícia Civil MA 2026.

Concurso da PC-MA com vagas para Oficial Investigador encerram inscrições nesta segunda (24)

23 de agosto de 2026, 19:25h
Candidatos caminham em direção a uma prefeitura durante seleção para concurso público.

Concursos públicos em São Paulo: editais com salários de até R$ 7.341,23 abrem inscrições nesta segunda-feira (24)

23 de agosto de 2026, 18:17h
Médica preenchendo formulário em hospital, representando a adesão para novos programas de residência em saúde do MEC.

MEC reabre adesão para novos programas de residência em saúde até 31 de agosto

23 de agosto de 2026, 17:10h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.