Governo não pretende antecipar Auxílio Brasil de junho em Pernambuco

Alguns usuários chegaram a compartilhar informações que afirmavam que o Governo antecipa o Auxílio Brasil de junho para pernambucanos

Na última segunda-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou o estado de Pernambuco para verificar de perto os estragos causados pelas chuvas na região. Logo depois, o chefe de estado deu uma declaração elencando algumas medidas do Governo Federal para o local. E nesta lista, não estava uma antecipação do Auxílio Brasil.

Nas últimas horas, alguns usuários chegaram a enviar perguntas e compartilhar informações falsas sobre uma possível antecipação do benefício. Alguns cidadãos chegaram a ver uma postagem que dizia que o Governo Federal teria decidido antecipar os pagamentos do Auxílio Brasil apenas para os usuários pernambucanos.

A medida poderia ajudar milhares de famílias que estão passando por dificuldades agora. Além das mais de 120 mortes já confirmadas pelo governo local, ainda há registro de cidadãos que perderam tudo. Esperar pelos pagamentos do Auxílio Brasil este mês, pode ser tempo demais para muitos desses desabrigados.

No entanto, é falsa a informação de que o Governo Federal teria decidido antecipar os repasses. Ao menos até o momento, o Palácio do Planalto não divulgou nenhuma informação semelhante sobre o assunto. Em caso de mudança de ideia, o Ministério da Cidadania lançará alguma nota sobre o tema.

Até aqui, segue valendo o que já se sabia antes. Os pagamentos de junho do Auxílio Brasil terão início no próximo dia 17, para os usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Os repasses estão agendados para todo o país, inclusive para o estado de Pernambuco, ao menos até uma segunda ordem.

Chuvas em Pernambuco

Dados mais recentes divulgados no final da tarde da última quinta-feira (30), apontam que 127 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas no estado de Pernambuco. Nas últimas 12 horas, mais dois corpos foram encontrados soterrados.

Ainda de acordo com as informações oficiais, o número de desabrigados também subiu para a casa dos mais de 9 mil. Boa parte destas pessoas estão abrigadas em 111 sedes escolares disponibilizadas pelas prefeituras das cidades atingidas.

Segundo informações oficiais, 31 cidades pernambucanas decretaram estado de calamidade pública. Boa parte delas sofreram com deslizamentos de barreiras. Os cidadãos precisam de todo o tipo de ajuda neste momento.

O Auxílio Brasil

O Governo Federal iniciou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro do ano passado. Na ocasião, apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que podiam receber o benefício. Estamos falando de aproximadamente 14 milhões de indivíduos.

Desde janeiro deste ano, o número de usuários do Auxílio Brasil aumentou. Hoje, estima-se que pouco mais de 18,1 milhões de brasileiros estejam dentro da folha de pagamentos do programa social. Segundo os dados registrados em maio deste ano.

Para fazer parte do Auxílio Brasil, é necessário ter um cadastro ativo e atualizado no Cadúnico. Além disso, é preciso estar em situação de pobreza ou extrema-pobreza para ter uma chance de entrada no benefício social do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.