Governo Lula pretende entregar uma série de obras até abril (entenda!)

Presidente deve viajar ao país e comemorar os 100 primeiros dias de governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende realizar a entrega de um grande número de obras públicas até o mês de abril, data em que irá celebrar seus 100 dias no cargo. Ele deverá viajar para várias regiões do Brasil, com o objetivo de fortalecer sua mensagem de restauração do país.

A Casa Civil ficou responsável pela organização de sua agenda de viagens. Ela tem como intuito,  garantir que o presidente inaugure uma obra pública em ao menos um estado de cada uma das cinco regiões do país. Espera-se que Lula comece a se movimentar pelo Brasil, a partir da região nordeste.

Lula deverá ir até a Bahia participar da inauguração de um conjunto habitacional incluído em seu programa Minha Casa Minha Vida. Em seguida, de acordo com o planejamento do governo, ele deve viajar para as regiões sudeste, norte, sul e centro oeste,  onde deve terminar sua viagem pelo país.

O presidente se reuniu com governadores no final de janeiro onde apresentou uma solicitação no qual cada estado indicasse três obras públicas com prioridade, para que o governo auxiliasse em seu financiamento. De acordo com informações do Tribunal de Contas da União (TCU), 38,5% das obras públicas estão paradas.

100 dias do novo governo

Estima-se que o governo do presidente Lula tem como objetivo, ao participar de eventos, até a comemoração dos 100 dias de sua posse, rebater os quatro anos de Bolsonaro na presidência. Ele irá tratar do reaquecimento da economia do país. Ele começou sua agenda de viagens hoje (06/02) ao visitar o Rio de Janeiro.

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), a visita à capital do estado teve o intuito de inaugurar uma unidade de saúde na cidade. Todavia, o presidente Lula deve tratar do retorno de investimentos no setor. Vale ressaltar que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, deve acompanhá-lo na viagem.

O Ministério da Saúde espera que haja um investimento do governo federal na pasta de cerca de R$600 milhões, para viabilizar o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames, Complementares e Consultas Especializadas. Ele deverá ser estabelecido através de uma portaria.

Mapeamento de obras

A princípio, o Governo Federal vem mapeando uma série de obras, ações e programas em todos os seus 37 ministérios. Dessa maneira, as cinco obras públicas de cinco regiões do país foram selecionadas. Para chegar a esse número, o ministro Rui Costa visitou todos os ministérios de modo a saber suas prioridades.

Ademais, o chefe da Casa Civil afirmou que Lula quer um ritmo acelerado de entregas e de ações do governo. Pela manhã, no Rio de Janeiro, o presidente participou da cerimônia de posse do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante (PT).

Às 15h Lula deverá comparecer à inauguração de unidades do Complexo Super Centro Carioca de Saúde, junto a Eduardo Paes (PSD). Aliás, espera-se que a próxima viagem do presidente à Bahia seja no dia 14 de fevereiro, em Santo Amaro, como já falado, para o programa Minha Casa Minha Vida.

No dia 15 de fevereiro o presidente deve ir a Sergipe para participar da continuação das obras de suas estradas. Desse modo, após as comemorações do carnaval, Lula deve visitar outros estados da federação. Ele irá tratar sobre os investimentos do governo, como por exemplo, o programa Água para Todos que tem como objetivo, lutar contra a seca.

Reconstrução do Brasil 

Todavia, o ministro Rui Costa afirma que Lula pretende reconstruir o Brasil, e que através dessas viagens, ele irá retomar ações, lançar novos programas sociais, e entregar obras. Vale observar que especialistas têm afirmado que estas viagens também têm o intuito de medir a imagem de Lula, frente ao eleitorado destas regiões.

A reunião com os governadores dos estados e as viagens de Lula pelo país podem ajudá-lo a fortalecer seu início de mandato. Ele poderá articular com os prefeitos dos municípios visitados. Neste movimento, o presidente poderá retomar uma série de obras antes interrompidas no governo anterior.

Além das obras públicas, programas sociais e investimentos, o presidente poderá observar como anda sua imagem nestas regiões do país. Há uma necessidade de reaproximação com a população destes estados, além de buscar um novo apoio político através de promessas de ações sociais e econômicas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.