Governo Bolsonaro confirma Auxílio Brasil e Vale-gás ao mesmo tempo em junho

Cidadãos que fazem parte do Auxílio Brasil poderão acumular os valores dos ganhos com os pagamentos do vale-gás nacional

Neste mês de junho, o Governo se prepara para realizar os pagamentos de dois dos seus mais importantes programas sociais. Segundo as informações oficiais, o Planalto deverá liberar os saldos do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional ao mesmo tempo. Dessa forma, ao menos uma parte dos cidadãos poderá acumular os dois ganhos.

A prática já aconteceu em algumas outras oportunidades. Em abril, por exemplo, alguns usuários receberam os dois benefícios de uma só vez. De acordo com o Ministério da Cidadania, pouco mais de 5 milhões de pessoas acumularam os dois saldos. Os pagamentos, aliás, aconteceram em uma mesma data e em uma mesma conta social digital.

Em junho, o sistema seguirá o mesmo fluxo. A partir do próximo dia 17, já estão agendados os pagamentos do Auxílio Brasil para os usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Na mesma data, parte dos beneficiários que fazem parte deste grupo também poderão receber o dinheiro do vale-gás nacional.

Entretanto, é preciso ter atenção. Como dito, apenas uma parcela dos usuários que fazem parte do Auxílio Brasil terão a oportunidade de receber o vale-gás nacional. O Governo Federal explica que o orçamento destinado ao programa social que ajuda na compra do botijão é menor do que o reservado para o benefício de R$ 400.

Dessa forma, o número de usuários do vale-gás nacional é notadamente menor  que o registrado no Auxílio Brasil. Para tentar realizar um ponto de corte, o Planalto decidiu selecionar apenas os usuários que possuem as rendas per capita mais baixas entre os beneficiários do Auxílio Brasil para a entrada nos pagamentos do vale-gás nacional.

O Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é um programa social do Governo Federal que teve o papel de substituir os pagamentos do antigo Bolsa Família. Os repasses do novo benefício tiveram início ainda no último mês de novembro do ano passado.

Inicialmente, as liberações do programa aconteceram apenas para os pouco mais de 14 milhões de brasileiros que recebiam os valores do antigo Bolsa Família. No entanto, o Governo abriu as portas para novas entradas no início deste ano.

Desde o último mês de janeiro, estima-se que pouco mais de 3,6 milhões de brasileiros tenham entrado no Auxílio Brasil. Conforme dados do Ministério da Cidadania, pouco mais de 18 milhões de brasileiros fazem parte da folha de pagamento do programa neste momento.

O vale-gás

Já o vale-gás nacional é um programa social que teve autoria do Congresso Nacional. Ele já foi oficialmente sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Os pagamentos do benefício tiveram início ainda no último mês de dezembro do ano passado.

O programa consiste na realização de pagamentos em dinheiro para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Os repasses precisam corresponder sempre a pelo menos a metade do preço médio nacional do botijão de 13 kg.

Tanto no Auxílio Brasil, como no vale-gás nacional, não é necessário enviar qualquer tipo de inscrição. De acordo com as informações oficiais, os repasses acontecem sempre a partir de dados existentes no Cadúnico e em outras plataformas sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.