Governo anuncia NOVO programa social para todos os brasileiros

Recentemente, o Governo Federal anunciou o lançamento de um novo programa social. De acordo com informações oficiais, o novo benefício tem como objetivo oferecer serviços gratuitos de saúde bucal para todos os brasileiros.

O programa foi criado com base na Política Nacional de Saúde Bucal, que foi sancionada pelo presidente Lula neste ano. Com isso, a medida tornou-se uma política de Estado.

Leia mais: Governo anuncia NOVOS benefícios para ESTE grupo de brasileiros

O Brasil Sorridente, como é chamado o programa, foi criado em 2004 durante o primeiro mandato de Lula. Agora, a ação retorna com força total, oferecendo mais investimentos e maior acesso aos serviços odontológicos pelo SUS. O objetivo é aumentar o número de consultas com dentistas na rede pública e oferecer tratamentos que possam recuperar a saúde bucal da população.

Como participar do programa Brasil Sorridente?

Primeiramente, para participar do programa Brasil Sorridente, os interessados podem buscar tratamento odontológico em clínicas de saúde bucal do SUS, agendar atendimento clínico gratuito ou procurar UBSs e postos de saúde que tenham profissionais habilitados.

Com o retorno do programa, os serviços odontológicos de forma gratuita voltam a ser oferecidos com maior intensidade pelo SUS. A expectativa é alcançar 5,2 mil municípios brasileiros por meio dos atendimentos com equipes especializadas. Além disso, o Governo Federal está trabalhando com os seguintes pontos:

  • 33,3 equipes de saúde bucal em atividade em todo o país pelo SUS;
  • Mais de 5,6 mil serviços em funcionamento;
  • 19 novos Centros de Especialidades Odontológicas habilitados a prestar serviços;
  • Liberação de 10 novas unidades odontológicas móveis para o atendimento em regiões vulneráveis e de difícil acesso;
  • Habilitação de 552 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias, que ofertam, além de próteses pelo SUS, a reabilitação fonética e mastigatória.

Quais os benefícios do programa Brasil Sorridente?

Com o retorno do Brasil Sorridente, haverá mais investimento no oferecimento gratuito de atendimento médico odontológico. Em outras palavras, o objetivo é aumentar as consultas com dentistas no sistema público, além de oferecer tratamentos que possam recuperar a saúde da boca. Além disso, o programa passa a prever projetos de investimento nos serviços odontológicos oferecidos pelo país.

A oferta de serviços de saúde bucal pelo SUS é essencial para a promoção da saúde da população e para a prevenção de doenças. Além disso, o programa Brasil Sorridente contribui para a redução de desigualdades sociais. Isso porque garante que todos tenham acesso aos serviços de saúde bucal, independentemente de sua classe social ou localização geográfica.

Importância do programa Brasil Sorridente

O programa Brasil Sorridente também representa um importante avanço na política de saúde pública do país, garantindo o acesso universal aos serviços odontológicos pelo SUS. Com a sua volta, milhões de brasileiros terão a oportunidade de cuidar da saúde bucal de forma gratuita e com qualidade. Isso vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.