Governo AMPLIA prazo de saques do Bolsa Família; medida vai valer em 2021

Está confirmado e os beneficiários ganharão mais tempo! O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União, edição desta quarta-feira, dia 30 de dezembro, o documento que amplia o prazo para os beneficiários do programa assistencial Bolsa Família sacarem o dinheiro que já foi depositado por meio do auxílio emergencial residual e também do próprio programa.

O prazo foi ampliado de 90 dias (3 meses) para 270 dias (aproximadamente 9 meses). A medida, além de estender por mais tempo a liberação de saques do benefício, também prevê que o prazo de saque do programa seja ampliado em cidades nas quais estejam em situação de emergência, como é a situação do estado de calamidade de pandemia da covid-19.

Além disso, com o objetivo de evitar aglomerações em locais de pagamentos do benefício, a medida traz normas a fim de evitar aglomerações nos locais de pagamentos.

Segundo o texto publicado, a prorrogação dos pagamentos dos benefícios começaram a ser contada a partir da data de disponibilidade da parcela dos benefícios. O prazo ainda seguirá em vigor durante a vigência da situação de emergência em razão do coronavírus e que ainda estejam válidas, conforme o calendário de pagamentos e operacional do programa.

É possível receber o benefício por meio do Caixa Tem?

A Caixa começou a pagar o Bolsa Família digitalmente, por meio do aplicativo Caixa Tem, a partir deste mês de dezembro. O banco, para isso, abriu uma conta social digital para todos inscritos no benefício. A medida pode favorecer que não aconteça aglomerações nas cidades em que estarão liberando os pagamentos do Bolsa Família.

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa, o público do benefício assistencial é mais sensível à questão das tecnologias. Por conta disso, a conta digital para pagamento do Bolsa Família será oferecida “com tranquilidade”, disse ele.

A nova opção vai permitir que o beneficiário opte por um pagamento de sua preferência, seja de maneira digital ou pelos meios tradicionais. Sem a necessidade de comparecer a uma agência para sacar os recursos do programa, a modalidade vai poder evitar aglomerações.

Desta forma, a migração para o novo canal será aos poucos, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS). Em dezembro, por exemplo, a nova forma de pagamento vai ser liberada aos beneficiários que tenham o número terminando em “0” e “9”.

Veja também: Bolsa Família: Veja o NOVO valor do benefício para 2021

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.