Plataforma Cidades GOV.BR: a tecnologia a serviço do cidadão

A plataforma Cidades GOV.BR é uma forma de você acompanhar os principais serviços da sua cidade. Saiba mais!

A plataforma Cidades GOV.BR é uma forma de você acompanhar os principais serviços da sua cidade, de acordo com o Governo Digital. Assim sendo, o cidadão que precisar de uma informação da prefeitura, terá um meio fácil e rápido para obter a resposta. 

Plataforma Cidades GOV.BR: a tecnologia a serviço do cidadão

Conforme informações oficiais, o Ministério da Economia, em parceria com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), apresentou, no último dia 28, a plataforma Cidades GOV.BR, um ambiente padronizado, seguro e capaz de oferecer informações sobre os serviços municipais.

Acompanhe serviços relevantes para a cidade

O Ministério da Economia informa que o cidadão poderá acessar e acompanhar, por exemplo, serviços como podas de árvores, recolhimento de restos de lixo, alertas sobre buracos nas vias ou mesmo reserva de vagas de matrícula escolar. 

Andamento das solicitações

Essa digitalização dos serviços também vai permitir acompanhar o andamento das solicitações de forma online, destaca o Ministério da Economia através divulgação realizada no portal do Governo Digital.

Serviços públicos digitais

Conforme informações do Ministério da Economia, no Brasil, a oferta de serviços públicos digitais aos cidadãos tem se expandido de forma rápida nos últimos anos. 

O relacionamento entre o cidadão e o Estado

Assim sendo, com o GOV.BR não é diferente, ressalta o Ministério da Economia. A plataforma de relacionamento do cidadão com o Estado dispõe de 4.900 serviços, que vão desde a comprovação de prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS à declaração pré-preenchida do imposto de renda, passando pelas carteiras digitais de trânsito e de trabalho, seguro-desemprego, certificado de vacinação, entre tantos outros.

A transformação digital através da plataforma oficial

Conforme informações do Ministério da Economia, toda essa tecnologia, oferecida pelo Governo Federal, impulsiona a transformação digital dos municípios e estados brasileiros, de forma direta ou indireta. De acordo com o Ministério da Economia, para as cidades que já oferecem algum tipo de serviço pela internet, será possível incluí-los na plataforma Cidades GOV.BR. 

A ferramenta foi desenvolvida de forma intuitiva 

A solução foi desenhada para facilitar a vida do gestor com um portal customizável e ferramentas de gestão de conteúdo de fácil uso, define o Ministério da Economia através de informações divulgadas na plataforma oficial do Governo Digital.

Busque sempre por informações oficiais

Acompanhe as informações oficiais do Governo Federal e saiba quais são as ações que envolvem as políticas públicas, bem como, acesse informações relevantes sobre outros fatores que envolvem a cidadania e economia de forma ampla.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.