Golpes por e-mail: 4 dicas para não cair

A internet trouxe muita facilidade a vida das pessoas, mas junto com ela vieram criminosos que tentam aplicar golpes a todo custo. Entre as possibilidades de golpes enviados em massa estão aqueles por e-mail, por isso separamos 4 dicas para evitar que você caia numa fraude como essa.

Veja também: Fim do auxílio emergencial 2021?

1. Confirme se o e-mail é verdadeiro

Muitos criminosos podem tentar se passar pelo banco, com um e-mail que tem até aparência parecida, mas não se engane: fique atento ao endereço do e-mail e fuja de golpes.

2. Não saia clicando em links

Os e-mail podem ter propostas imediatistas que sugerem que você precisa acessar rapidamente para garantir algum tipo de vantagem. Desconfie e não clique a menos que tenha certeza que não se trata de vírus ou outros golpes de criminosos.

A tendência diante de aparentes boas oportunidades é sair clicando, mas lembre-se de analisar todo o contexto. Clicar em links duvidosos pode expor os seus dados, danificar o seu computador e ainda causar prejuízos financeiros.

3. Não passe seus dados pessoais ou senhas

Fingindo ser o banco, criminosos também tem se utilizado de diversas desculpas para que você informe seus dados pessoas e até senha. Fique atento!

Desconfie de e-mails que pedem seus dados para algum tipo de benefício. O banco pode até te oferecer um empréstimo, mas, na dúvida, prefira ligar ou permanecer presencialmente na sua agência para verificar a autenticidade das informações. Todo cuidado é pouco!

4. Prefira gerar o boleto diretamente na loja ou banco

Um golpe bastante conhecido é do boleto falso, em que os criminosos te enviam boletos de dívidas que você até pode possuir, mas o boleto é falso. Se você faz os pagamentos dos valores continua com a dívida em aberto, já que o boleto direciona os valores para a conta dos criminosos.

Desta forma, busque gerar os boletos nos canais oficiais, se possível e sempre olhe para quem o dinheiro está sendo direcionado antes de confirmar o pagamento do boleto pela internet, por exemplo.

5. Não abra arquivos de e-mails

Sim, os arquivos de e-mails também são perigosos e podem também ser abertura para golpes. Você pode estar expondo o seu computador e você a sérios problemas. Lembre-se que o maior objetivo dos criminosos é lucrar financeiramente, o que pode gerar um prejuízo e um grande problema para você.

6. Desconfie de e-mails até de pessoas conhecidas

Até mesmo e-mail de pessoas conhecidas merecem atenção e não confiança total. Lembre-se que os criminosos podem se utilizar de vírus e outras engenharias para invadir contas e enviar informações fraudulentas até mesmo por pessoas conhecidas.

Nosso artigo foi útil? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a se protegerem.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.