Golpe do milionário caridoso; veja como não cair

Na sequência de outras notícias que já demos por aqui, queremos alertar sobre mais um golpe aplicado na internet. Você sabe como se proteger do golpe do milionário caridoso? Quais informações jamais passar e em que momento se preocupar com a maneira que o golpe funciona? Entenda todos os detalhes na matéria abaixo.

Golpe do milionário caridoso: como o crime acontece?

Este tipo de crime pode ser convincente, mas é importante ficar de olho para não repetir o erro de outras pessoas. Os criminosos se utilizam de técnicas muitos convincentes, como já dissemos em outro artigo.

Neste tipo, os criminosos alegam que a vítima foi escolhida para cuidar do dinheiro de um paciente terminal e responsável por doá-lo para uma instituição após sua morte. Geralmente quem entra em contato com a vítima já o suposto doente terminal e diz que a pessoa poderá ficar com 10% da herança.

Não raro o criminoso pode passar algum tempo conversando com a vítima antes de pedir dados e também alguma transferência em dinheiro. O alegado pelo suposto doente terminal é que como está internado deixou de pagar taxas de um suposto cofre em que o dinheiro está. Até documentos falsificados são enviados para tentar convencer ainda mais a vítima.

Na realidade toda está história não se passa de um golpe.

Como se proteger?

Imagine só, mesmo que sozinho porque uma milionária deixaria uma pessoa aleatória, como você, realizar o sonho dele pós morte? Parece um pouco improvável, certo? Mesmo que você também seja uma pessoa caridosa e com projetos sociais.

Nestes casos para se proteger é importante olhar a situação como um todo e não cair na conversa sentimental dos criminosos. Procure o tipo de e-mail dos criminosos e também procure a foto utilizada no perfil.

Não é raro que os criminosos se passem por uma pessoa que de fato exista, mas que não possui doença terminal. Mesmo que sua pesquisa inicial seja possível confirmar que de fato a pessoa é milionária desconfie se é realmente ela que está entrando em contato com você.

Jamais transfira dinheiro ou passe seus dados. Mesmo internada, a pessoa poderia contratar um advogado para cuidar das suas finanças. A taxa para pagar o cofre que está o dinheiro não faz qualquer sentido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.