Golpe do FGTS está vitimando muitos trabalhadores via site

Trabalhadores brasileiros que possuem saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devem ficar atentos ao novo golpe que está circulando via plataformas digitais. A polícia civil informou que as quadrilhas estão anunciando falsas liberações de saque pelo FGTS.

Sites e mensagens falsas

Os criminosos enviam mensagens de e-mail para os trabalhadores os convidando a fazer um saque do seu FGTS. O texto sugere que o cidadão clique em um link que o levará a um site, onde ele deve preencher um formulário com todos os seus dados pessoais.

Entretanto, a página é falsa. Muitos trabalhadores estão caindo no golpe devido à similaridade da plataforma com a do governo, onde todos os dados do cidadão são repassados aos criminosos que roubarão o cedente.

Devido ao crescimento do golpe em meio a população, o Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), reforça aos trabalhadores que fiquem atentos a supostos links enviados pela internet.

“É importante ficar alerta e desconfiar de e-mails e mensagens. Principalmente se for para clicar em algum link para um outro site ou para fornecer dados”, diz Caio Augustus, especialista em cibersegurança.

Com os dados do cidadão em mãos, os criminosos conseguem criar contas bancárias falsas, sacar dinheiro, solicitar cartões de crédito e até empréstimo no nome da vítima.

Neste caso, a dívida fica sob responsabilidade do titular da documentação utilizada para realizar tais operações, sendo necessário comprar que foi vítima de um golpe.

“O que pode reduzir o risco é o cuidado que se tem nos ambientes virtuais. Os golpes estão se refinando. Quanto mais elaborado o golpe, mais fácil de cair. O site que rouba os dados do FGTS, por exemplo, tem, nos mínimos detalhes, o mesmo visual do site oficial”, afirma Augustus.

Veja também: FGTS 2021: CAIXA pode liberar um saldo para os trabalhadores este ano?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.