Auxílio emergencial pode ter até 41 dias de espera entre 3ª e 4ª parcela

A Caixa Econômica Federal está liberando nesta quarta-feira (23) os pagamentos da terceira parcela do Auxílio Emergencial para mais um grupo de beneficiários. Desta vez, quem está recebendo o dinheiro são os informais que nasceram no mês de maio.

E quem pegar essa parcela agora, precisa economizar muito. É que a quantia vai ter que durar por 41 dias e não apenas um mês. De acordo com a calendário oficial da própria Caixa Econômica, há uma longa distância entre as liberações do 3º e do 4º ciclo para as pessoas desse grupo.

Segundo o calendário, o dinheiro da 3ª parcela está saindo nesta quarta (23). O quarto pagamento só deve chegar no bolso desses trabalhadores no próximo dia 3 de agosto. Então não estamos falando de um período de espera qualquer.

Vale lembrar que vários setores da sociedade criticam o Governo pelos valores do Auxílio Emergencial. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é responsável pelos pagamentos, o Planalto está pagando montantes que variam entre R$ 150 e R$ 375.

Há quem diga portanto que esse dinheiro não é suficiente para passar um mês. Se estamos falando em 41 dias, então se imagina que a situação fica ainda mais complicada para este público. Principalmente para os brasileiros que estão vivendo apenas com a quantia do Auxílio Emergencial neste momento.

Data dos saques

Acontece que tem gente que está em situação ainda pior. É que vale lembrar que milhões de cidadãos não têm acesso de qualidade com uma banda larga. Essas pessoas ainda não podem tirar a quantia por meio de saques nas agências. Elas precisam esperar por essa liberação.

No caso dos usuários que nasceram em maio, o dinheiro da terceira parcela só estará disponível para o saque no próximo dia 8 de julho. E os saques do quarto ciclo só sairão no dia 25 de agosto. Então é um intervalo de 48 dias. São portanto quase 50 dias de espera entre os dois repasses.

Nas redes sociais, muita gente pede que a Caixa mude essa diferença de períodos de pagamentos. As pessoas alegam que o ideal é pagar o benefício em um intervalo máximo de um mês. Acontece que esses cidadãos precisam pagar as contas de 30 em 30 dias e não de 50 em 50 dias.

Regras do Auxílio podem mudar

A Caixa Econômica Federal não costuma se manifestar muito sobre essas críticas. Pelo menos não de maneira pública. Há cerca de duas semanas, o Presidente do banco, Pedro Guimarães, disse que a tendência é que eles decidam antecipar os pagamentos da quarta parcela.

Ele não deu uma confirmação oficial sobre isso. No entanto, a tendência é que essa antecipação aconteça mesmo. Seria portanto algo muito semelhante ao que ocorreu com esse terceiro ciclo, que também passou por um adiantamento de alguns dias.

De qualquer forma, o banco ainda não anunciou nada de maneira oficial. Dessa forma, o que dá para dizer agora é que o intervalo entre os dois pagamentos seguirá longo. Então o melhor a se fazer é tentar economizar ao máximo essas quantias para passar 41 dias com ela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.