Gestão Holística na Cultura Organizacional

Gestão holística como fator cultural da empresa

A gestão holística é uma forma de abranger a cultura da empresa, através de uma visão generalista dos valores implícitos do negócio.

Uma gestão holística é uma adaptação da empresa aos novos modelos de negócio do mercado. Bem como uma maneira de entender o impacto da sua cultura atual, ao passo que compreender com estão sendo repassados seus valores.

Mercado exige dinamismo e inovação

O mercado online exigiu que as empresas se tornassem mais dinâmicas e inovadoras. Por isso, existe uma transição intangível entre a burocracia nos processos e a qualidade nas entregas.

Não que uma coisa ocorresse em detrimento de outra, porém, a qualidade nas entregas não está mais interligada a burocracias nas negociações. Sendo assim, a gestão holística traz uma nova visão para a empresa, ao passo que torna todos focados nos mesmos objetivos, independentemente das suas áreas de atuação.

Méritos e resultados negativos são de todos

A gestão holística se refere a uma corresponsabilidade sobre os resultados que a empresa alcança, sejam positivos ou não.

Sendo assim, o setor de  Recursos Humanos entrega uma nova forma de gestão para a empresa. No entanto, essa entrega se dá através de treinamentos, dinâmicas e planos de carreiras, por exemplo.

Comprometimento de todos através da gestão holística

Quando uma empresa atua através de uma gestão holística, sua cultura é aberta ao mercado, de modo que a experiência interna seja positiva e esse repasse ao cliente seja orgânico. Uma vez que as pessoas estarão comprometidas com o resultado geral, e não apenas com a sua tarefa.

Tomada de decisões considera os envolvidos nos processos e suas experiências

Assim sendo, se a empresa perde um cliente, todos poderão opinar sobre o que faltou em sua área e sobre como a empresa pode alterar processos ou fatores que evitem essa perda.

Dessa forma, todos se envolvem na tomada de decisões a empresa fica enriquecida pelas diferenças através de uma visão e gestão holística de todos seus processos e equipes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.