Gestão de Portas Abertas

Gestão de portas abertas e a cultura empresarial

Uma gestão de portas abertas é uma maneira diferenciada de gestão de uma empresa, e está diretamente relacionada a cultura organizacional.

Trata-se de uma forma sem barreiras de atuação interna, sendo uma quebra de padrões tradicionais empresariais.

Clima organizacional e alinhamento junto ao RH

Primeiramente, a empresa precisa verificar junto ao setor de Recursos Humanos como está o clima organizacional atualmente. Através de ferramentas de diagnósticos de ambiente, pesquisas e alinhamento de perfil.

Assim sendo, a empresa terá alinhamento entre o perfil da gestão e o perfil das equipes, uma vez que isso faz parte da cultura implícita do local de trabalho. Perfis muito distintos podem ser remanejados e alinhados dentro de uma gestão de portas abertas.

Livre comunicação entre as áreas

Essa forma de gestão implica em deixar a comunicação livre entre os setores, o que quebra as barreiras entre as áreas. Por isso, as empresas que adotam a gestão de portas abertas literalmente tiram as barreiras entre os setores e a diretoria.

O ambiente físico se torna um só, sendo uma unificação do escritório, onde a gestão acessível para qualquer funcionário.

Diretoria receptiva para todos os níveis hierárquicos

Por isso, a gestão de portas abertas começa pelo mais alto nível hierárquico, já que a diretoria abre literalmente as portas para ouvir todos os funcionários, não somente os gestores.

Muitas empresas possuem uma resistência a esse tipo de gestão de portas abertas, já que não mantém o nível hierárquico comum. Ou seja, na visão dessas empresas a gestão deve repassar à diretoria as demandas e não os funcionários de outros níveis.

Porém, na gestão de portas abertas não há essa separação, tornando possível que a diretoria escute todos os funcionários envolvidos. Isso pode trazer uma real visão para a diretoria sobre o ambiente organizacional e a cultura aplicada na rotina de sua empresa. Portanto, exatamente por isso, muitos diretores optam por essa gestão, já que a troca pode ser rica e interessante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.