Gestão de metas: Como fazer?

Uma gestão de metas bem feita pode ajudar você a atingir os seus objetivos com mais assertividade. Afinal, sabemos que ter um foco bem definido e seguir estratégias qualificadas é de suma importância para que não acabemos nos “perdendo” no meio do caminho.

Por isso, neste texto trouxemos algumas sugestões e ideias que podem lhe ajudar a fazer a sua gestão de metas de maneira efetiva. Acompanhe.

Como fazer uma boa gestão de metas?

Uma gestão de metas precisa de muita dedicação, paciência e atenção. Não caia naquele erro de traçar as suas metas uma só vez e acreditar que, simplesmente, isso vai cair do céu mais tarde. É preciso agir, acompanhar, mudar o que for necessário e assim seguir com a sua gestão da melhor forma.

Abaixo elencamos um breve passo a passo que parte desse princípio. Veja:

1. Tenha metas que sejam plausíveis, mensuráveis e alcançáveis

Comece pelo começo. Sim, isso mesmo. Pois por mais óbvia que essa frase possa parecer, muitas pessoas querem fazer a gestão de metas sem ter traçado bons objetivos. Isso não adianta.

Portanto, comece traçando metas que sejam coerentes com a realidade. Além disso, saiba traçar objetivos mensuráveis e que de certa forma possam ser organizados.

Por exemplo, simplesmente colocar como meta que você quer ter 100 clientes a mais no fim do mês, sendo que sua empresa suporta 50, é fazer com que as suas metas não sejam plausíveis.

Tome esse cuidado! Senão a sua gestão de metas será vazia e nunca será validada.

2. Estipule prazos de acordo com as suas prioridades

Depois que você conseguir fazer a sua lista de objetivos mensuráveis e adequados, é hora de listar as suas prioridades. Ou seja, dentro daquela quantidade de metas, quais são as suas maiores prioridades?

Faça um calendário em cima disso. Até determinada data, a prioridade 1 deverá ser alcançada. Na semana seguinte, a prioridade 2. E assim por diante.

Ter essa visão hierárquica das suas metas pode lhe ajudar a trabalhar da forma certa, sem se perder pelo meio do caminho.

3. Acompanhe o cumprimento dos seus prazos e metas

Conforme o tempo for passando, faça a sua gestão de metas acompanhando a entrega dos resultados.

As suas prioridades estão sendo cumpridas dentro dos prazos estipulados? Ou não? O que está ficando de lado? O que merece mais atenção? Analise com cuidado para não se perder no meio do caminho.

Lembre-se de que a sua gestão precisa ser constante e, por isso, o acompanhamento precisa ser qualificado. Esteja sempre por perto para que seja possível tomar medidas corretivas quando necessário.

4. Remodele algumas metas quando necessário

Remodele as suas metas sempre que for necessário. Ou seja, a gestão de metas também está ligada com esse feeling de que é hora de mudar algo.

Durante o acompanhamento das suas prioridades você pode se deparar com erros ou com atividades desnecessárias. Fique atento a isso para que seja possível remanejar algumas ações, traçar novas metas, descartar outras.

Tudo em prol dos seus resultados positivos e dos objetivos de maior prazo. Assim você começará a gerir melhor o caminho que você deseja seguir. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.