Como gerir uma franquia online?

Aprenda como gerenciar um negócio virtual de sucesso

Entre as principais vantagens das franquias online, está o baixo custo inicial de investimento. Mas, você sabe como gerir uma franquia online? Esta é a pergunta que pretendemos responder com este artigo.

Leia até o final, o assunto é importante para qualquer pessoa que gerencie um negócio!

A franquia online exige poucos funcionários, ou nenhum, então toda a parte gerencial fica para o franqueado: controle de prazos, atividades, atendimento e relacionamento com, organizar a área financeira, além de outras atividades.

Saiba que se você não se estruturar de maneira organizada, é possível que se perca no meio do caminho e cause prejuízos para a sua franquia.

Como gerir uma franquia online -- Reprodução Canva
Como gerir uma franquia online — Reprodução Canva

Como funciona uma franquia online?

Também chamadas de franquia virtual ou e-franchising, são franquias que não necessitam de espaço físico determinado para o seu funcionamento. Assim, normalmente funcionam na casa do franqueado, economizando com locação de espaço físico. 

Em termos de regras e normativas seguem as mesmas do sistema tradicional de franquias. Possuindo liberdade administrativa e financeira.

Como gerir uma franquia online? 

?Para gerir uma franquia online, você pode contar com suporte da franqueadora, mas é necessário que saiba como gerenciar o seu próprio negócio. É função do franqueado gerenciar a sua unidade franqueada e fazer o negócio de franquia dar certo.

Para ajudar no gerenciamento de sua franquia, vamos dar 5 dicas para não errar:

1ª Dica: Planeje suas ações

É a primeira etapa e a mais significativa, pois para qualquer ação que você fizer, é preciso planejar e, assim, produzir estratégias com a intenção de atingir os objetivos e metas traçados.

Apesar de a franqueadora apresentar um Plano de Negócios para que você tome conhecimento do negócio, é preciso que se elabore o planejamento estratégico, que dará uma visão estendida do negócio.

Organize principalmente o planejamento de marketing, que estabelecerá ações e estratégias para tornar o seu negócio conhecido na região em que você atua. Além disso, é possível buscar clientes e melhorar as vendas.

As estratégias de marketing são muito importantes para as franquias online, uma vez que, a divulgação, atração de clientes e realização das vendas serão facilitadas.

2ª Dica: Procure sempre separar as finanças pessoais das finanças da franquia

Misturar as finanças pessoais com as da franquia é o maior erro cometido por pessoas iniciantes em negócios! Assim, normalmente, esta mistura não dá certo.

Para que sua vida pessoal não seja misturada com a sua franquia, é preciso separar as finanças e assim, você pode garantir capital de giro para crescer na franquia e um montante fundamental para estar com saúde financeira pessoal.

3ª Dica: Crie metas a curto, médio e longo prazo

As metas é que direcionam as suas estratégias para serem atingidas e ampliar o crescimento do negócio.

Assim, seja realista e tome por base o segmento e o porte do negócio de franquia. Crie poucas metas, mas se direcione para atingir estas metas, para na sequência, criar outras metas cada vez mais ousadas.

?4ª Dica: Busque manter o padrão de qualidade da franqueadora

A partir do momento em que você adquire uma franquia, o padrão de qualidade deve seguir o mesmo da franqueadora. Assim, você precisa garantir que a sua unidade franqueada seja a réplica da unidade da franqueadora. 

Dessa forma, você poderá garantir a fidelização dos clientes que já conhecem a marca. Saiba que o padrão de qualidade é fundamental para o sucesso e o crescimento de sua franquia.

?5ª Dica: Analise os resultados de sua unidade franqueada sempre

Você precisa acompanhar diariamente os resultados de sua unidade franqueada e, assim, perceber o que pode ser melhorado e o que está em amplo funcionamento.

No caso da franquia online é mais fácil analisar e monitorar, verificando a quantidade de cliques em seu anúncio publicitário e, principalmente, o que os clientes esperam da sua franquia.

Para analisar os resultados da sua unidade franqueadora, você pode investir em um software de gestão, que vai dar possibilidade de gerenciar todo o negócio, em todas as áreas de funcionamento: administrativa, financeira, vendas e marketing.

Agora que você já sabe onde não errar, fica mais fácil gerenciar uma franquia online! Começar a empreender é maravilhoso e, podendo fazer isso de forma online, suas possibilidades se tornam infinitas!

Imagine só, trabalhar de qualquer lugar, ter sua própria renda e viver o sonho de uma vida com mais liberdade? Isso é totalmente possível e temos certeza que as informações do post de hoje serão bastante úteis em sua mais nova jornada!

Sendo assim, acredite nos seus sonhos e siga sem medo as nossas dicas! Com certeza ainda há tempo de recomeçar com tudo! Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.